Orquestra «Poema» nasceu em Mangualde

Outubro 14, 2013 | Cultura

A Câmara Municipal de Mangualde, em parceria com o Conservatório Regional de Música de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”, acaba de lançar nesta cidade a iniciativa «POEMa», um projecto da Orquestra Estúdio de Mangualde, que inclui a criação de duas formações: uma orquestra de câmara e uma orquestra de sopros.

Os objetivos do projeto passam pela criação e formação de públicos; abrir a prática de conjunto orquestral a um grande número de jovens músicos; apostar na formação especializada e qualificada; fomentar boas relações e a colaboração entre as diferentes associações musicais do concelho de Mangualde; e divulgar e representar o nome de Mangualde, bem como o de todas as associações envolvidas, promovendo o trabalho de grupo, a disciplina e a responsabilidade para uma melhor cidadania.

Os intervenientes são elementos das Bandas Filarmónicas do concelho de Mangualde e alunos/ex-alunos do Conservatório Regional de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”, com idades compreendidas entre os 12 e os 30 anos de idade, podendo haver algumas exceções.

Os ensaios serão semanais, em dia e hora a definir pelo Conselho Consultivo. O ensaio geral será de duas em duas semanas, alternando com o ensaio de naipe. O trabalho de naipe será orientado por professores do Conservatório Regional de Viseu “Dr. José de Azeredo Perdigão”, ficando a direção musical a cargo de Tiago Correia. O local de ensaio será a Escola Ana de Castro Osório.

Esta iniciativa conta ainda com os apoios do Agrupamento de Escolas de Mangualde, da Associação Filarmónica da Boa Educação de Vila Cova de Tavares, da Associação Humanitária e Cultural de Abrunhosa-a-Velha, da Sociedade Filarmónica de Tibaldinho e da Sociedade Filarmónica Lobelhense.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.