Medalha de Ouro do Município chega no centenário

Abril 3, 2016 | Cultura

O Presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, assinalou a passagem do primeiro centenário do Museu Nacional de Grão Vasco com o anúncio da atribuição do mais alto galardão da cidade: a medalha de ouro. A entrega acontecerá nas comemorações do Dia do Município, a 21 de Setembro próximo.

O autarca alargou a homenagem prestada ao museu, a todos os homens e mulheres que ao longo de 100 anos contribuíram para a sua grandeza. “Sem esquecer o nosso capitão Almeida Moreira e, obviamente, o nosso Grão Vasco, que acaba por ser o motivo da essência deste museu”, enfatizou o autarca.

O agora classificado como Museu Nacional de Grão Vasco (18 de Maio de 2015) foi fundado a 16 de Março de 1916 por Francisco Almeida Moreira. Objectivo: preservar e valorizar o património histórico, artístico e arqueológico da região de Viseu, em particular as pinturas de Vasco Fernandes.

O arranque das comemorações do centenário, que irão prolongar-se até Março de 2017 com um programa composto por mais de meia centena de iniciativas museológicas, expositivas, artísticas, educativas e editoriais, a realizar em Viseu e em vários pontos do país, ficou ainda assinalada pela inauguração da exposição “História do Museu Nacional Grão Vasco”.

A mostra comemorativa do centenário vai manter-se aberta ao público até 26 de Junho. Conta a história da instituição desde os antecedentes da sua fundação à actualidade. Agostinho Ribeiro, seu actual director, sublinha tratar-se de “uma exposição de memória, que marca os pontos fundamentais da história da instituição”.

Presente no lançamento das comemorações, a secretária de Estado da Cultura, Isabel Botelho Leal, reconheceu que a festa do centenário do Grão Vasco não é só de Viseu, mas de toda a região e país. “Importa enaltecer o contributo que o Museu Grão Vasco pode e vai continuar a prestar à cultura portuguesa”, reconheceu a governante.

O lançamento das comemorações dos 100 anos do Museu Nacional Grão Vasco, que vão desenrolar-se até ao próximo ano sob o lema genérico “A Festa do Museu, Festa de Viseu”, ficou ainda marcado por eventos diversos dos quais se destaca o lançamento de uma emissão filatélica, uma peça de porcelana Vista Alegre e de um vinho “Grão Vasco, Reserva do Museu 1996”, em parceria, respectivamente, com os CTT Portugal, o Grupo Visabeira e a Sogrape Vinhos.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.