“Lafões, história e património”

Fevereiro 12, 2013 | Cultura

No passado dia 26 de Janeiro, teve lugar no Welcome Center – Turismo do Centro Viseu, a apresentação pública do livro de Jorge Adolfo Marques, “Lafões, História e Património”. Mais concretamente, trata-se de um e.book que pode ser consultado no site da editora “Edições Esgotadas”. Ficou prometida uma futura edição em papel, por  Teresa Adão, das “Edições Esgotadas”.

Alfredo Simões, professor de Economia no Instituto Politécnico de Viseu, apresentou o livro a convite do autor, realçando a importância da História para o desenvolvimento regional e local e para o estudo da economia, normalmente mais ligada à geografia. Alfredo Simões começou por referir que o seu contacto com a região de Lafões se aprofundou ao colaborar  num projecto de desenvolvimento local da União Europeia sobre regiões com  características  bem definidas. Deu como exemplo, o País dos Cátaros, no Sul de França, que tirou partido económico a partir do turismo à volta da história dos heréticos cátaros ou albigenses, e da sua resistência às perseguições católicas. Também a região de Lafões se distingue pela sua geografia (“a Sintra da Beira”) e pelas vias de comunicação que a transformaram numa região aberta a contactos com povos de outras regiões, através das feiras medievais e do comércio, o que não deixou de se reflectir na mentalidade aberta dos lafonenses.

Alfredo Simões chamou ainda a atenção dos presentes para o que considerou uma das grandes virtudes deste livro de Jorge Adolfo: a contextualização dos factos históricos de Lafões com o recurso a uma cronologia comparada com factos históricos nacionais.

Por sua vez, o autor começou por recordar que a sua ligação a Lafões, para além de uma avó de São Pedro do Sul, se deveu a uma recomendação da engenheira Maria do Carmo Bica, que conhecia o seu trabalho no campo da arqueologia,  para integrar um grupo de trabalho de quase duas dezenas de pessoas para realizar um  estudo sobre a região de Lafões, nos anos 90.  Em 2008 elaborou uma intervenção numa tertúlia sobre  a Feira Medieval de Lafões, em Vouzela, numa colaboração com a Cãmara Municipal de Vouzela que se iria prolongar por uma década e que passou pela publicação da obra “Vouzela, Património Arqueológico” (2005). Mas já em 1994, Jorge Adolfo publicou em co-autoria com Ivone Pedro e João Luís Inês Vaz o “Roteiro Arqueológico da região de Turismo Dão Lafões”.

Este livro de Jorge Adolfo, muitissimo bem ilustrado com  fotografias do autor,  vale tanto pela investigação como pela divulgação da história da região de Lafões desde o povoamento  do Neolítico e da antiguidade tardia até ao século XVI, onde o leitor pode descobrir a importância histórica na região de Lafões dos cereais, do pão e dos moinhos, da vinha, do vinho e dos lagares, das árvores de fruto, do gado, das  minas, das termas, do linho, das feiras, da religiosidade e das expressões artísticas. Sem esquecer os inúmeros vestígios monumentais dos povos de Lafões antes da romanização, já elencadas por Aristides de Amorim Girão na sua obra de 1921, “Antiguidades Pré-Históricas de Lafões – Contribuição para o estudo da arqueologia de Portugal.”

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.