Gira Sol Azul vai dar jazz e outras sonoridades a todos os públicos

Julho 5, 2017 | Cultura

Tem a sua génese num núcleo específico de artistas residentes, já vai na quinta edição, e tem como objectivo atingir o maior número de pessoas. Daí a provocação «Que Jazz é este?», o mote para mais um Festival de Jazz de Viseu, a decorrer de 18 a 23 de Julho, organizado pela associação Gira Sol Azul. E que traz de regresso, este ano na quarta edição consecutiva, o estágio Viseu Big Band, uma oportunidade para que instrumentistas de sopro, tenham eles experiência de grupo ou não, participem numa formação intensiva de quatro dias com uma componente prática muito forte.

“Pelo seu conteúdo eclético, é um Festival com particularidades únicas no país. E que traz a Viseu artistas de renome mundial que, de outra forma, não conseguiriam actuar em Portugal, tornando-o assim ainda mais apetecível”, faz questão de sublinhar Joaquim Rodrigues da associação Gira Sol Azul.

Ao todo, a 5ª edição do Festival de Jazz de Viseu, tem programados mais de 29 concertos em diversos locais e espaços da cidade, e diferentes formações, que pretendem, segundo Ana Bento, da mesma associação, “chegar ao maior número de pessoas, de todos os gostos e idades”.

Na apresentação do programa, este ano numa caravana transformada em estúdio onde ficará instalada a Rádio Rossio, Odete Paiva, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, que apoia o evento no âmbito do programa «Viseu Terceiro», reconhece que “estamos perante um trabalho e sonoridades a que a cidade já se vai habituando e acolhendo como evento consolidado. E que são “a grande mais- valia deste Festival”, sublinha.

Xantoné Blacq, um produtor e músico londrino, e criador de “grande qualidade”, traz a Viseu uma banda, que era basicamente a de Amy Winehouse, para actuar no dia 21 de Julho no Parque Aquilino Ribeiro. Kinga, a jovem baixista que já realizou mais de 100 concertos em toda a Europa; André Santos, João Mortágua, Sara Serpa e André Matos, são outros nomes com presença confirmada no Festival.

A vertente formativa continua a sustentar a estrutura do Festival. Este ano o Workshop de Jazz de Viseu realiza-se pela nona vez e mantém o princípio que lhe deu origem: motivar e proporcionar uma educação musical profissional de qualidade.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.