Festival da Primavera traz a Viseu quatro centenas de músicos

Abril 13, 2016 | Cultura

O Festival de Música da Primavera de 2016, a decorrer em Viseu até 30 de Abril, integra quase três dezenas de concertos nas áreas da guitarra, piano, saxofone e bandoneon, e quatro centenas de músicos, entre os quais 12 internacionais. Já a segunda edição do Concurso Internacional de Guitarra de Viseu, integrado no mesmo ciclo, tem garantida a presença de concorrentes de seis nacionalidades.

“Este é um evento com dois grandes momentos: o Festival em si e o Concurso Internacional de Guitarra. Serão 27 dias de festival, com 27 concertos, “alguns deles únicos e que dificilmente voltarão a passar em Viseu”, e 368 músicos nacionais e internacionais, confirmou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Viseu, Odete Paiva, na apresentação do programa.

O 9.º Festival de Música da Primavera de Viseu é organizado pela Proviseu/Conservatório Regional de Música Dr. Azeredo Perdigão, e apoiado pelo Município no âmbito do programa de apoio à criatividade e cultura «VISEU TERCEIRO», com uma dotação financeira de cerca de 87 mil euros.

O evento, que contempla também uma vertente pedagógica a envolver mais de 500 alunos, mobiliza 12 palcos e salas da cidade, nomeadamente o Teatro Viriato, Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu e solar do Vinho do Dão, e vai levar a música a mais de 500 pessoas de diferentes instituições. Entre estas o Estabelecimento Prisional de Viseu, Lar Viscondessa de São Caetano, a Associação Portuguesa Pais e Amigos Cidadão Deficiente Mental (APPADCM) e ala pediátrica do Hospital de São Teotónio.

“Vamos abrir o festival à cidade, mas também aos que não podem vir. Esta é a marca mais distintiva do festival: vem ouvir música quem quer, mas também levamos a música a quem não pode vir. Esta é a sua grande marca distintiva”, sublinhou Odete Paiva, que releva ainda o facto de, durante três dias, a Antena 2 se associar ao evento. “O que demonstra a evolução qualitativa de um festival que traz a Viseu não apenas os seus protagonistas, mas também os seus familiares, amigos e muitos turistas”, conclui a autarca.

A exemplo das edições anteriores, o Festival de Música da Primavera de Viseu, continua a apostar na formação e qualificação de jovens alunos, músicos profissionais e docentes, reunindo nesta cidade 13 professores de música, que ministrarão ‘masterclasses’, nas áreas de guitarra, saxofone, canto, percussão e guitarra portuguesa, contando ainda com tutores internacionais.

“Gratificante” para Odete Paiva, é também o facto de o Festival privilegiar a «prata da casa» na abertura e encerramento do Festival. O evento arranca num concerto que reúne, na Aula Magna do IPV, a Orquestra Juvenil de Viseu e o Coro Misto do Conservatório Regional de Música.

A par do Festival de Música da Primavera, decorre também em Viseu, de 26 a 30 de Abril, o 2.º Concurso Internacional de Guitarra que vai reunir nesta cidade concorrentes de pelo menos seis nacionalidades, desde Espanha a Hong Kong. O primeiro classificado receberá um prémio monetário no valor de oito mil euros e a oportunidade de actuar na edição de 2017 e nos festivais internacionais de guitarra de Paris, Sevilha e Bratislava. Os prémios a atribuir têm o valor total de 14 mil euros.

Destaque ainda para o concerto dos laureados do Concurso de Instrumentistas do Conservatório, que terá lugar a 10 de Abril, no Museu Nacional Grão Vasco. Dos mais de 500 alunos que frequentam a instituição, o Conservatório irá mais 42, nas mais variadas categorias e escalões, e atribuir menções honrosas a outros 44 talentos.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.