Um total de 203 grupos de folclore, oriundos de 24 países europeus e 5.400 pessoas, vão estar em Viseu, entre os dias 25 e 29 deste mês de Julho, para participar no festival «Europeade». Aquele que é considerado “o maior evento internacional” que a cidade já recebeu, constituirá, ao longo dos cinco dias de realização, “uma oportunidade única para promover Viseu e a sua região”, garante Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal. A iniciativa conta com a participação de 25 grupos portugueses, 16 dos quais são “filhos da terra”.
A Autarquia viseense reservou para esta iniciativa um orçamento na ordem do milhão de euros, 400 mil dos quais terão financiamento garantido pela Associação Europeade. Trata-se do “maior, mais relevante e mais histórico dos eventos europeus de etnografia e folclore”.
O presidente da Câmara de Viseu considera que com a Europeade “Viseu elegeu o desígnio de revitalizar e valorizar as suas tradições e a sua cultura popular. É uma aposta central na estratégia de desenvolvimento patrimonial e cultural, que nos distingue. A forte adesão das colectividades de Viseu ao projecto e ao festival é o melhor sinal da oportunidade desta aposta”, realça Almeida Henriques.
Com a Europeade a cidade irá vestir-se com as cores da Europa. Haverá diversos espaços e recintos para receber os visitantes e / ou participantes, “ou viver de perto do ambiente de festa a partilha associado ao evento”.
O Parque Aquilino Ribeiro acolherá o Fórum Europeade, epicentro do festival. Ainda nesta local funcionará o mercado do folk com artesanato, workshops e oferta gastronómica internacional. A praça da alimentação, com uma dezena de operadores gastronómicos, será instalada no Mercado 2 de Maio. A oferta fará a simbiose entre o street food e os sabores da gastronomia local. Os vinhos do Dão serão uma referência.
“Queremos que quem nos visita se sinta em casa e que leve uma experiência feliz para os seus países. O Europeade é uma oportunidade de ouro para a promoção de Viseu junto de mercados turísticos culturais. Tudo faremos para tirar partido dessa oportunidade”, sublinha Jorge Sobrado, vereador da Cultura e Turismo do Município.
Uma dezena de palcos, espalhados por diversas ruas e praças, acolherão ao longo de cinco dias mais de 150 actuações diárias. O festival Euopeade terá cerimónias de abertura e encerramento no Estádio Municipal do Fontelo. É também a partir deste local que terá lugar o desfile que se realizará num percurso de cerca de 2 quilómetros com passagem pelo centro histórico de Viseu. Do mesmo modo, aqui actuarão para uma plateia com mais de 5.500 pessoas, 16 grupos de Viseu, na dança conjunta «Encadeia».
O concerto de coros, a 27 de julho, acontecerá no Parque Aquilino Ribeiro, com a apresentação das canções tradicionais de cada país participante. As crianças terão vários momentos que lhes serão dedicados em exclusivo. Nomeadamente o concerto dos grupos infantis e o baile infantil, também no dia 27.
Destaque ainda para o baile Europeade (28 de julho) e para o Europeade by nigt em vários pontos da cidade.