A comemorar seis décadas de existência, o Cine Clube de Viseu tem preparadas várias novidades até Dezembro. Desde espectáculos de lanterna mágica, passando por novas propostas para os mais pequenos e por uma exposição inspirada no imaginário de Andrei Tarkovski. A noite do 60.º aniversário será celebrada com um filme realizador bem conhecido dos cinéfilos, Buster Keaton, e a estreia de um filme-concerto.
“Este é um programa tornado possível pela colaboração dos nossos associados, instituições parceiras, e um conjunto de criadores e realizadores que contribuem para um momento particularmente feliz na história do Cine Clube de Viseu. É a nossa forma de dar continuidade à programação regular, ao dispôr do público em geral ou em contextos educativos, que é desenvolvida pelo Cine Clube ao longo das últimas décadas”, sublinha a direcção do CCV.
Para além das actividades já desenvolvidas, destaque ainda para a exposição «Frame», de Luís Troufa, patente no Museu Nacional Grão Vasco a partir de 7 de Novembro . «Frame» deve aos filmes Stalker, O Espelho e Nostalgia de Andrei Tarkovski, parte do seu imaginário, servindo como modelo visual na construção das pinturas.
A 14 de Novembro será exibido o filme «Madame de…» escolhido e apresentado por João Botelho. É uma obra-prima de Max Ophuls esboçando uma trilogia com outros dois filmes do realizador sobre amores femininos fracassados, Liebelei e Letter from an unknown woman.
No mesmo dia arranca na Escola Superior de Educação de Viseu o Curso «Vanguardas e Estáticas no Cinema», que será ministrado aos sábados, até Março de 2016. O curso, acreditado pelo CCPFC / 1 crédito, integra sessões temáticas orientadas por vários convidados, complementadas com o visionamento de excertos de filmes.
O «Pequeno Cinema», com quatro sessões ao longo do ano – as três primeiras na sala de aula e a quarta com uma ida à sala de cinema -, estará nas escolas e salas de cinema da região a partir de Novembro. Criado em 2010 para alargar o âmbito da intervenção do projecto Cinema para as escolas, ao público do Ensino Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, o projecto tem, nesta edição 2015/16, 21 grupos participantes, reforçando, de São Pedro do Sul a Penedono, a sua intervenção no terreno.
O grande destaque vai para o filme comemorativo do 60.º aniversário do CCV, «O Navegante», realizado no período em que Buster Keaton fez as suas fabulosas obras-primas, a exibir no Teatro Viriato a 15 e 16 de Dezembro, e para o filme concerto musicado ao vivo por Filipe Raposo e Bruno Pinto, num espectáculo em estreia, com composição original de Filipe Raposo.