A Casa da Cultura de Sátão vai acolher, entre outras valências, a futura Academia de Música de Sátão, a partir de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e o Conservatório de Aveiro. O anúncio foi feito pelo presidente da Autarquia, Alexandre Vaz, na cerimónia de inauguração do equipamento, presidida pelo secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.
No mesmo edifício, onde já funcionou uma escola primária, e posteriormente a sede do Clube local, ficará ainda instalado o Posto de Turismo de Sátão e um espaço para acolher mostras de artesanato local.
Com a inauguração da Casa da Cultura, um investimento que rondou os 400 mil euros, montante comparticipado pelo QREN em 80 por cento, a Câmara Municipal de Sátão não só abriu as portas a um espaço “moderno e funcional virado para a juventude”, como concluiu também a requalificação e aproveitamento de um edifício que se encontrava em adiantado estado de degradação.
“Estamos perante uma obra emblemática para o concelho, onde a história dos edifícios de outrora se mistura com um presente repleto de memórias”, sublinhou o autarca.
Para além da exposição de fotografias «Antes e Depois», alusivas a todas as freguesias do concelho, a inauguração da Casa da Cultura de Sátão ficou ainda marcada pela exposição de uma réplica do edifício, feita integralmente em chocolate por dois pasteleiros da freguesia de S. Miguel de Vila Boa, e pela homenagem do concelho a todas as professoras que leccionaram na antiga escola primária.
No final da sessão solene, seguiu-se um momento musical proporcionado pelos professores da Academia de Música de Sernancelhe, que serão também os professores da futura Academia de Música de Sátão, com via profissionalizante.