Biblioteca de Penalva do Castelo certifica competências digitais

Julho 5, 2013 | Cultura

A Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo obteve, em maio de 2013, o estatuto de Entidade Certificadora de Competências Digitais de Cidadãos. Esta nova valência, que passa pela promoção do Diploma de Competências Básicas em TI (DCB), junto da sua comunidade de leitores/utilizadores, integra-se na oferta cultural e no programa educativo (de que se destaca o projeto “Literacia Inform@tica para Todos”).

O Diploma de Competências Básicas em TI comprova, formalmente, que o cidadão candidato possui determinadas competências em tecnologias da informação. Esse certificado é emitido após a realização, com sucesso, de uma prova presencial com a duração de 60 minutos, num computador de acesso público. Os primeiros 15 candidatos aprovados com sucesso receberam, no passado dia 01 de junho (dia do 2º aniversário da Biblioteca Municipal), os seus diplomas de competências digitais.

Assinalado sob o lema “O Aniversário é nosso, o Dia é seu”, o programa que assinalou o segundo aniversário da Biblioteca, traduziu-se na dinamização de uma sequência de actividades, direccionadas a todos os públicos, nomeadamente: hora(s) do conto; oficinas de modelagem de balões, pinturas faciais, origami, expressão musical e fotografia; sessões de cine-biblioteca; teatro de fantoches; assinatura do livro da biblioteca; sessão de entrega de Diplomas de Competências Básicas em TI.

Segundo a Autarquia, a adesão de leitores/utilizadores (de todas as idades) às actividades “superou largamente o previsto, o que confirma que a Biblioteca Municipal tem respondido adequadamente às necessidades e expectativas dos seus leitores/utilizadores, constituindo-se como uma casa comum de partilha de saberes e experiências”. Para esta significativa utilização, muito contribuiu o conjunto diversificado de actividades culturais, (in)formativas, de animação e de promoção do livro e da leitura promovido durante o último ano.

Neste segundo ano de funcionamento, a Biblioteca Municipal registou um aumento de visitas e utilizações individuais/grupo dos seus espaços, serviços e recursos, bem como do número de empréstimos domiciliários e de inscrição de novos leitores/utilizadores. “Aspectos reveladores da importância que este equipamento/serviço informativo, cultural e de promoção do livro e da leitura representa para a comunidade que serve, contribuído para a dinamização cultural e para a melhoria da qualidade de vida de todos os munícipes”.

Com um fundo documental que contabiliza mais de 15 000 documentos, em diferentes suportes, sobre as diversas áreas do conhecimento, dos quais cerca de 11 000 se encontram em livre acesso, a Biblioteca Municipal de Penalva do Castelo destaca-se também a disponibilização diária de um conjunto significativo de publicações periódicas (jornais, revistas, boletins, etc.) na sua secção de periódicos, direccionadas a vários públicos e a diversos interesses.

 

 

 


© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.