O Instituto Cultural Romeno em Lisboa e a Câmara Municipal de Viseu têm patente na Quinta da Cruz, a exposição “Azulejo, na visão dos artistas romenos”, que integra obras de pintura, gráfica, escultura, cerâmica e fotografia, de artistas romenos consagrados e emergentes.
A exposição integra mais de 100 obras realizados em diversas técnicas e propostas de 70 artistas plásticos. Já foi apresentada na galeria do Instituto Cultural Romeno em Lisboa, entre 6 e 31 de outubro de 2016, e no Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo, entre 10 de março e 2 de abril de 2017.
Depois dos sucessos de público alcançados em Lisboa e Viana do Castelo, e tendo em consideração o interesse no tema da exposição, bem como a desenvoltura e a forma original como os artistas romenos abordam os paradigmas culturais do espaço lusitano, o Instituto Cultural Romeno lançou novamente a proposta da realização de trabalhos com a mesma temática. Desta forma, às obras já existentes, juntam-se muitas outras, inéditas, no ano em que Viseu é a «Cidade Europeia do Folclore». Tema que enquadra uma das artes decorativas mais populares tanto de Portugal como da Roménia.
A exposição estará patente na Quinta da Cruz até dia 23 de setembro e poderá ser visitada no horário de funcionamento do museu.