No âmbito das Comemorações do Centenário da Primeira Guerra Mundial, da Grande Guerra, como ficou mais conhecida, o museu Terras de Besteiros tem patente, a partir de amanhã e até 27 de Setembro, em associação com a Sociedade Histórica da Independência de Portugal e o Centro de Estudos Tomaz Ribeiro, a exposição temporária “A Grande Guerra e a Literatura”.
A mostra, com entrada livre, reproduz capas de livros de autores portugueses que, eles próprios, ou foram Combatentes no conflito ou são autores contemporâneos de romances e investigação histórica.
Em ano de centenário, o museu Terras de Besteiros recorda o conflito presente na cultura portuguesa através da literatura. Patente na exposição vários objectos emblemáticos da época da Grande Guerra, cedidos gentilmente pelo Regimento de Infantaria 14 de Viseu.
A exposição tem como comissário José Valle de Figueiredo, poeta, crítico literário, ensaísta, natural de Tondela e servirá para suscitar as contribuições para a Literatura Portuguesa resultantes do trágico conflito dos inícios do século XX.
.