400 mil euros para projectos culturais em Viseu

Março 27, 2015 | Cultura

A Câmara Municipal de Viseu já aprovou, com um financiamento de 400 mil euros, 16 projectos culturais no ano de 2015, na sequência do concurso público “VISEU TERCEIRO” que colocou em competição 90 candidaturas. Nove dos projectos aprovados constituem realizações inéditas, e a música é a área artística com o maior número de iniciativas: cinco.

Os “Jardins Efémeros” obtêm o maior financiamento municipal, num valor de 125 mil euros, o limite de apoio previsto no regulamento do concurso. Segue-se o “Festival de Música da Primavera” e o “Concurso Internacional de Piano de Viseu”, com um financiamento de 65.500 euros.

Na lista das aprovações destacam-se ainda a “Comemoração do 20º Aniversário da Companhia Paulo Ribeiro”, promovido pelo Teatro Viriato, que prevê a criação e produção do espetáculo de dança “A Festa”, entre outras iniciativas, e o projecto “Viseu Rural 2.0.”, que propõe a inventariação patrimonial de criação artística sonora, de media e de difusão cultural em todas as freguesias rurais do concelho de Viseu. Estes projetos obtêm um financiamento municipal de 29 e 30 mil euros, respectivamente.

Entre outros projectos, o concurso “VISEU TERCEIRO” permitirá ainda instituir o prémio literário “Aquilino Ribeiro”.

Ao todo, o 1º concurso municipal de apoio à cultura e à criatividade em Viseu recebeu 90 candidaturas. O financiamento solicitado mais que sextuplicou o orçamento disponibilizado para o ano de 2015. “A procura superou as expectativas e é um sinal da forte vitalidade do sector cultural de Viseu e da atractividade do concelho para eventos e produções artísticas”, salientou o presidente da Câmara, Almeida Henriques.

“Estes números provam também que a opção por um concurso público fazia sentido porque assegura igualdade de acesso a todos os agentes culturais e uma renovação de ideias e propostas”, defendeu o autarca.

Para Almeida Henriques, “esta experiência confirma também a necessidade de reforço e diversificação de incentivos à cultura de modo a viabilizar o crescimento do sector. Espero que os fundos comunitários do Portugal 2020 venham a dar também uma resposta a esta importante oportunidade”.

O Júri do concurso “VISEU TERCEIRO” foi composto por Odete Paiva (vereadora da Cultura), Dalila Rodrigues, Aires do Couto, Agostinho Ribeiro e Norberto Santos.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.