O Festival de Teatro de Viseu está de volta aos palcos e ruas da cidade. Ao todo, são 21 grupos de teatro a dar corpo a uma agenda que se prolonga até ao final do mês de junho. Globalmente, estão envolvidas mais de 300 pessoas.
Os auditórios Mirita Casimiro e do IPDJ, em Viseu, são os palcos principais do Festival, que passam também por ruas do Centro Histórico e pelos Jardins do Solar do Vinho do Dão, assim como por algumas das freguesias do concelho.
“Desfamília”, do grupo Visiunarte Ateliês, é a peça que marcou a estreia do Festival, abrindo as cortinas do Auditório Mirita Casimiro.
Este ano, o Festival de Teatro integra também na sua programação alguns projetos do programa “VISEU TERCEIRO”. É o caso da peça de teatro “Quando os lobos deixaram de uivar”, do Teatro do Montemuro, que terá a sua estreia a 20 de maio, pelas 21H45, nos Jardins do Solar do Vinho do Dão. Nos dias seguintes, a 21 e 22, o grupo levará a peça até às freguesias de Silgueiros e de São João de Lourosa.
Também o grupo AFTA fará uma encenação da peça “Volfrâmio – Cenas de uma aldeia de camponeses mineiros” na freguesia do Campo, dia 27 de maio. Pelas ruas e espaços do Centro Histórico, haverá ainda lugar a um espetáculo da Associação Cultural DEMO, intitulado “Sabor de Terra”, de 24 a 26 de junho.
Os bilhetes para os espetáculos variam entre a entrada gratuita, 1,75 euros e 2,5 euros e podem ser adquiridos nos locais dos espetáculos ou junto dos grupos de teatro responsáveis pelas peças.