Regressa a Tondela, já em Julho, para cumprir a sua 30ª edição. É o Tom de Festa, Festival de Músicas do Mundo, um evento promovido pela ACERT que há muito se afirmou no panorama nacional e internacional. Conta, este ano, com sonoridades de Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Espanha, Colômbia e Haiti. Em formato descentralizado, o festival será “será Nómada e sem habitação fixa”, instalando-se em quatro localidades diferentes do concelho
Em 2022, o Tom de Festa, Festival de Músicas do Mundo, passará a residir junto às zonas de lazer dos rios em Mosteiro de Fráguas, Sangemil, e Ferreirós do Dão, e claro, no berço do seu Novo Ciclo ACERT, convidando os habitantes destes locais e visitantes a viajar através do ritmo da música e ao longo de quatro fins-de-semana de julho, às sextas-feiras e aos sábados.
Esta viagem, pelo mundo e pelo concelho, terá início já nos dias 01 e 02 de julho, na zona de lazer do Mosteiro de Fráguas, seguindo para Sangemil a 08 e 09 de julho, Tondela a 15 e 16 de julho e Ferreirós do Dão a 22 e 23 de julho.
“É também a primeira edição que conta com o apoio da credenciação do Novo Ciclo ACERT à RTCP – Rede de Teatros e Cineteatros de Portugal. E porque a programação do espaço da ACERT não se confina às suas paredes, festejamos a descentralização da fruição cultural a outras expressivas geografias do nosso território.”, sublinha José Rui Martins, da ACERT.
A programação conta com grandes nomes do panorama musical português, como Dino D’Santiago, Valete ou Bruno Pernadas, que partilham o palco com grupos vindos de geografias mais distantes como Milton Gulli, de Moçambique, Ana Alcaide e La Trocamba Matanusca, de Espanha, Pao Barreto, da Colômbia, Moonlight Benjamin, do Haiti, e muitos outros artistas nacionais com um percurso consagrado como Aníbal Zola, João Pais Filipe, Roncos do Diabo, Ningue Ningue, Gooze e Fanfarra Kaustica.
A 30ª edição do Tom de Festa não se finda na música, mas encontra novas formas de estar com os moradores e visitantes de cada localidade, em articulação com o tecido associativo de cada freguesia que, desejoso de voltar a construir as atividades coletivas que tanto marcam o nosso território, trará para o recinto dos espetáculos propostas gastronómicas e atividades paralelas, nomeadamente aulas de yoga, visitas guiadas e workshops, entre outros.
“Foram dois anos de adiamento forçado pela pandemia, mas a celebração dos 30 anos do Tom de Festa ganha energias e entusiasmos para constituir uma novidade na revelação de tesouros naturais do concelho de Tondela” garante José Rui.
O Tom de Festa conta com a parceria do Município de Tondela, das Juntas de Freguesia, das associações locais aderentes e também com o apoio do tecido empresarial da região que se associa à Acert através do patrocínio do evento.