As unidades de urgência do Centro Hospitalar Tondela – Viseu (CHTV), estão a disponibilizar aos utentes que acorrem a estes serviços, uma informação escrita sobre os custos dos actos praticados. A medida, em vigor desde o dia 17 deste mês, tem como objectivo, a exemplo do que acontece a nível nacional, dar a conhecer aos cidadãos, “de modo transparente”, os valores inerentes à prestação de serviços e cuidados de saúde disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A informação sobre os «Custos de Cuidados de Saúde» prestados nas urgências do Hospital de S. Teotónio em Viseu, e no Hospital Cândido de Figueiredo, em Tondela, deverá ser alargada, segundo a administração do CHTV, a outros serviços da unidade hospitalar, nomeadamente ao ambulatório da Consulta Externa, Hospital de Dia e Internamento.
Berta Rodrigues, administradora do Serviço de Doentes do CHTV, sublinha que a medida “pretende aumentar a participação dos utentes e a sua consciencialização para a utilização racional e adequada daquele serviço público”. A informação sobre os «Custos de Cuidados de Saúde» praticados é descriminada num impresso próprio onde constam, desde a admissão nas Urgências até à alta, todos os tratamentos e análises, com o valor correspondente a cada item (montante pago pelo utente e o valor pago pelo SNS), com a diferença a reflectir-se na soma das duas rubricas.
A medida, “estritamente informativa”, não implica qualquer pagamento pelo utente do Serviço Nacional de Saúde.