Porque “os lares e IPSS evidenciam falta de equipamento de proteção individual tanto para os colaboradores como para os utentes – que representam o principal grupo de risco do COVID-19”, a Câmara Municipal lançou o SOS VISEU, um projeto que nasce com o objetivo de “melhorar e promover o interface entre a procura e a oferta deste tipo de equipamento, entre as instituições e as empresas, estimulando a responsabilidade social e a solidariedade de empresas e cidadãos, através de donativos ou da prática de preços sociais neste especial contexto de crise”.
O SOS VISEU permitirá ainda identificar as atuais necessidades de equipamento de proteção individual da parte das IPSS e lares de Viseu e as respostas e stocks disponíveis no mercado, e respetivos fornecedores (designadamente locais e regionais), articulando-as.
Na lista do equipamento de proteção individual estão máscaras descartáveis de proteção respiratória, toucas, batas de proteção, cobre-pés, detergente/ desinfetante (bactericida/fungicida/virucida), gel higienizante de mãos de base alcoólica, luvas de proteção descartáveis e viseiras.
Esta plataforma de informação e interface é liderada e assegurada pelas Obras Sociais da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu, em parceria com o Município de Viseu, a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV), a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV) e a VISEU MARCA.
Nos próximos dias será lançada uma Conta Solidária tendo em vista a angariação de donativos para apoio urgente a IPSS e lares em situação económica desequilibrada ou vulnerável.