A cidade de Tondela vai acolher, em breve, um centro de triagem para pessoas com suspeita de COVID 19. Tal instalação irá funcionar nas instalações do edifício do Arquivo Municipal, ao lado da USF, para garantir a separação de circuitos entre utentes.
“O Arquivo Municipal será munido de todo o equipamento necessário para acolher doentes que, depois de telefonarem para as suas unidades de USF ou centros de saúde, e sendo validadas as suspeitas de COVID 19, serão observados neste espaço. Se for o caso, aqui poderão ser realizadas as colheitas para os testes, com resultados em poucas horas”, informou o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus.
A instalação do centro de triagem vai ocorrer no início da próxima semana, em articulação com o ACES Dão Lafões e a ARS, de forma a que possa estar operacional com a maior brevidade possível.
“Nos últimos dias foi estudada a possibilidade de localizar em Tondela esta área dedicada à avaliação de doentes com suspeita de coronavírus, tendo sido escolhido o espaço do Arquivo Municipal. Esta escolha justifica-se com a proximidade ao Centro de Saúde de Tondela e ao próprio Hospital Cândido de Figueiredo, localizados a poucos metros”, esclareceu.