Comando Regional da Protecção Civil vem para Viseu

Fevereiro 18, 2020 | Região

O Município de Viseu congratula-se com o anúncio feito pelo Ministro da Administração Interna de que Viseu receberá um dos cinco centros regionais da Proteção Civil do País. De Almeirim para o comando de Lisboa e Vale do Tejo e, em Loulé, para a coordenação do Algarve, Viseu receberá o terceiro comando regional até agora anunciado. Para servir toda a Região Centro, já a partir do segundo semestre deste ano.

O facto de ter uma localização privilegiada, e ser já um polo significativo de resposta aérea, foram alguns dos argumentos avançados pelo Ministro Eduardo Cabrita para justificar o Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato como “o local adequado” para a instalação do comando de proteção civil de toda a Região Centro.

“O nosso aeródromo municipal é hoje uma infraestrutura atrativa e bem preparada, no sentido de radicar mais serviços de socorro e de proteção civil, para além de atividades económicas”, entende o Presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, sublinhando a certificação desta infraestrutura “com nota máxima”, pela ANAC.

Em Viseu, onde assinou o alargamento do Contrato Local de Segurança a bairros periurbanos e do reforço no centro histórico, o membro do Governo reconheceu que, “pelas suas características de localização, pelas ligações que tem no âmbito da Região Centro, pela proximidade a áreas onde se manifestam riscos significativos, pela estrutura que já hoje temos de localização de um pólo significativo de resposta aérea, Viseu é o local adequado para a localização desse comando regional”

Para além do comando regional, o Município de Viseu está disposto a assumir maiores responsabilidades no domínio da Proteção Civil, tendo manifestado ao Ministro da Administração Interna disponibilidade para acolher a redundância ao Comando Nacional de Proteção Civil (CNOS).

Almeida Henriques garante que o Município está “disponível para continuar a qualificar o aeródromo, que tem um papel com muito potencial no quadro da cidade-região”, desde que o Estado Central acompanhe esse esforço.

Para o efeito, o Ministro da Administração Interna foi sensibilizado para a importância da construção de três hangares de apoio a toda a estrutura de Proteção Civil, incluindo o INEM, cuja aeronave está a atuar a partir de Viseu.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.