No ano de “Viseu 2019, Destino Nacional de Gastronomia”, a Feira de São Mateus terá pela primeira vez uma sobremesa oficial. O nome é “São Mateus” e é produzido pela Nutriva, nova patrocinadora oficial da Feira, tendo a assinatura do chef e embaixador de Viseu, Diogo Rocha.
A apresentação decorreu na Pousada de Viseu, no âmbito do evento “Viseu Doce”, dedicado à doçaria regional. A receita foi confecionada ao vivo e destaca ingredientes típicos da região de Viseu, como as tílias do Rossio, as maçãs Bravo de Esmolfe e as avelãs de Viseu. Muitos dos visitantes fizeram fila para a saborear, em primeira mão.
O prato, inspirado na gastronomia tipicamente beirã, é confecionado a partir de uma base tradicional de leite-creme, com o aroma especial das tílias de Viseu. Posteriormente, é acrescentado um puré de maçã da região e a mesma fruta caramelizada. A sobremesa é servida com uma mousse de canela, no topo, e polvilhada com o crocante de avelãs da região.
Em 2019, a sobremesa estará presente nas ementas de todos os operadores de restauração da Feira de São Mateus (restaurantes, snack-bares e tasquinhas). A doçaria tradicional de Viseu terá um lugar privilegiado nesta edição do certame.
Para o Gestor da Feira de São Mateus, Jorge Sobrado, “esta iniciativa inédita na Guardiã das Feiras Populares é um tributo à gastronomia e à agricultura de Viseu. Sendo uma inovação, reforça também a ligação do certame com a identidade da região”.
Já o chef Diogo Rocha acredita que “a ‘São Mateus’ poderá tornar-se num produto de referência e uma tradição do evento, tal como o são as farturas e as enguias, por exemplo”.