Com mais onze candidaturas aprovadas condicionalmente (aguardam apenas a apresentação do respectivo projecto) e a representartem um apoio de mais 54.300 euros, o «Prohabit», um programa de apoio à recuperação de habitações lançado há dez anos pela Câmara Municipal de Viseu, deferiu este ano 73 das 113 candidaturas apresentadas por outras tantas famílias do concelho. Na última terça-feira, no Solar do Vinho do Dão, foram entregues aos 73 beneficiários, os cerca de 289 mil euros atribuídos para apoiar intervenções nas suas residências.
Na cerimónia, presidida pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Américo Nunes, o vereador Hermínio Magalhães recordou que ao longo dos seus dez anos de vigência, o «Prohabit» – um programa municipal que visa apoiar a melhoria das condições de habitabilidade de residências, sobretudo ao nível da higiene e segurança – já beneficiou cerca de 900 famílias, com ajudas que atingem um montante global de 3,3 milhões de euros.
Em 2011, o mesmo programa deferiu projectos de intervenção no valor de 360 mil euros, e de 59.130 euros a projectos aprovados condicionalmente.
“Estamos empenhados em que este programa de ajuda se mantenha, ao longo dos próximos anos, com o mesmo volume de apoios”, concluiu Hermínio Magalhães.