Uma delegação marroquina, da região de Souss Massa, esteve recentemente em Viseu, a avaliar oportunidades de expansão e de investimento. Tomando como ponto de partida as ações em curso no âmbito das smart cities, e como a cidade as está a implementar, os contatos estabelecidos permitiram lançar as bases para futuras cooperações entre entidades das duas regiões.
O crescimento de Viseu enquanto cidade exemplo na área das smart cities mobilizou a visita do grupo, uma vez que quer dar o mesmo salto na sua região que vê na agricultura e no turismo a sua principal fonte de rendimento.
Em Viseu estiveram Abdeljabar Kastalani, vice-presidente da Região de Souss Massa; Karim Achengli, presidente da Câmara de Comércio de Indústria e Serviços de Sous Massa; Khali Nazih, diretor do Centro Regional de Investimento da Região dê Souss Massa; e Ahmed Baroudi, diretor Geral da Sociedade de Investimentos energéticos de Marrocos.
Durante as visitas realizadas na cidade e fruto dos contatos com empresas, os responsáveis marroquinos mostraram-se muito interessados não só no potencial de investimento na cidade região, como também nas possibilidades identificadas de participação de empresas e instituições de Viseu em projetos que estão atualmente a ser desenvolvidos não apenas em Agadir, como em toda a Região de Souss Massa.
No segundo dia da visita participaram num seminário co-organizado pela AIRV, no âmbito do Viseu Investe, onde puderam dar a conhecer aos empresários viseenses a estrutura e as oportunidades empresariais da sua região.
A região de Viseu e Souss Massa partilham várias características nomeadamente na aposta que ambas estão a fazer no robustecimento e atração do empreendedorismo tecnológico. Uma e outra valorizam o crescimento mantendo as bases da economia tradicional.
Almeida Henriques, presidente da Câmara da Viseu, teve a oportunidade de acompanhar a delegação em alguns momentos da visita e, no seminário promovido pela AIRV, lembrou aos participantes que esta “é uma via de aproximação e abertura a outros mercados oportunidades de investimento. A cidade de Agadir pode ser a nossa porta de entrada no mercado marroquino, e assumir-se como uma plataforma muito favorável para a expansão das nossas empresas no norte de África.”
No final da visita ficou o convite das entidades marroquinas para o aprofundamento dos laços de cooperação institucional com o Município de Viseu e de promoção de oportunidades de investimento para as empresas desta região que será concretizado com um novo encontro, em Agadir, numa missão que envolverá as principais instituições e empresas de Viseu.