A tese de mestrado «A Nobreza Galego-Portuguesa da Diocese de Tui (915-1381)», defendida por João Paulo Martins Ferreira na Universidade do Porto, ganhou o Prémio A. De Almeida Fernandes 2017. A entrega decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Viseu, com a presença da filha do escritor medievalista homenageado, Flávia Fernandes, e do autor do trabalho premiado.
O prémio, no valor de 2500 euros, é o resultado de um protocolo que envolve, em anos alternados, Municípios de Viseu e de Ponte de Lima. O objetivo maior é reconhecer e incentivar estudos de investigação na área da História Medieval Portuguesa.
Apresentado em Viseu por Hermínia Vilar, o trabalho «A Nobreza Galego-Portuguesa da Diocese de Tui (915-1381)» “é o resultado de uma pesquisa aturada desenvolvida pelo autor nos dois lados da fronteira, inserida e caracterizada em diferentes conjunturas históricas”.
Na cerimónia de entrega do Prémio, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, anunciou a edição, por parte desta Autarquia, de uma obra inacabada de A. de Almeida Fernandes. “A Câmara está já na posse dos originais e, desta forma, vamos cumprir não só uma promessa feita há dois anos à própria filha, mas também prestar mais um tributo à memória do escritor”, reconheceu o autarca.