Liga Portuguesa Contra o Cancro e Hospital de Viseu assinam protocolo

Setembro 5, 2012 | Região

A Liga Portuguesa Contra o Cancro, e o Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) assinaram ontem, 3 de Setembro, um protocolo de cooperação que tem como objectivo o encaminhamento, para a Unidade Funcional da Mama daquela unidade de saúde, de qualquer situação anómala que venha a ser detectada nas mamografias efectuadas nas Unidades Móveis da Liga, através do rastreio nacional. “Está em causa o reconhecimento do mérito e competência do departamento de Obstetrícia e Ginecologia do CHTV, o primeiro, depois de Coimbra, a ser reconhecido na zona Centro”, sublinha a administração, em comunicado.

A Unidade Funcional da Mama, integrada no Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Viseu, constitui uma referência para as mulheres rastreadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e que necessitem, após aquela primeira aferição diagnóstica, de um seguimento adequado. Com a assinatura daquele protocolo será possível evitar longas deslocações, com consequentes perdas de tempo, para os casos referenciados pela LPCC.

Tomando por referência os dados do Registo Oncológico Regional da Região Centro de 2008, a taxa de incidência do cancro da mama na área de influência do Centro Hospitalar de Viseu, que inclui ainda o distrito da Guarda, é de 37,91 por 100.000 habitantes. “Uma verdadeira questão de saúde pública que exige, por isso, uma adequada resposta”, conclui a administração.

No cancro da mama a taxa de sobrevivência ronda, actualmente, os 80% a 85%, sendo para tal determinante a capacidade de diagnosticar os tumores em estádios mais precoces, através da introdução de métodos de rastreio organizado e de campanhas de informação dirigidas à população, tarefas que, muito meritoriamente, têm vindo a ser desenvolvidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Na assinatura do protocolo, a LPCC esteve representada pelo presidente da Direcção Nacional, Carlos Manuel Oliveira, e o CHTV pelo presidente do Conselho de Administração, Carlos Fernando Ermida Rebelo.

 

 

 

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.