A primeira temporada da Rede Cultural Viseu Dão Lafões ainda vai a meio e já superou as expectativas, contando com uma grande adesão por parte do público, que se traduz em mais de 6000 espectadores. Desde o dia 1 de julho até ao dia 19 de agosto, os projetos artísticos programados multiplicaram-se em 23 espetáculos, distribuídos por 8 dos 14 concelhos que integram a Rede.
Ao longo deste período, a Rede Cultural Viseu Dão Lafões promoveu os projetos de quatro estruturas culturais do território: 8 sessões de Cinema ao Ar Livre, realizadas pelo Cine Clube de Viseu; 7 apresentações do espetáculo Fibras Longas, do Teatro Viriato; 3 espetáculos de Campanologias Beirãs, da Binaural/Nodar e 5 apresentações de O Pequeno Grande Polegar da ACERT.
Com este projeto de programação cultural em rede, a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões tem como objetivo “promover um diálogo proveitoso com os agentes culturais locais, complementando as dinâmicas culturais da região e contribuindo para a atratividade do território”.
A programação prossegue, para já, com uma agenda definida até 30 de Setembro com o teatro de rua, da ACERT, «O Pequeno Grande Polegar»: no dia 26 de agosto em Tondela; a 9 de setembro em Aguiar da Beira; no dia 16 de setembro em Nelas; e no dia 30 de setembro em São Pedro do Sul.
O projeto «Rede Cultural Viseu Dão Lafões» decorre da aprovação da candidatura da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, ao concurso destinado a Programação Cultural em Rede, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional – Centro 2020. Um investimento que terá a duração de 3 anos, ao longo dos quais se pretende consolidar uma estratégia de promoção e afirmação territorial comum aos 14 municípios associados, com base na cultura e na criação artística.