Resultado de uma parte da investigação recolhida para a criação da «Rota do Pastel de Vouzella» inaugurada em agosto de 2014 e promovida pela Casa Museu, foi apresentado na Igreja Matriz uma publicação que conta a história do verdadeiro ex-libris da pastelaria do concelho. Maria Celeste Carvalho e Daniel Melo, os autores de «O Pastel de Vouzela em Livro» revelam nesta publicação registos paroquiais e artigos da imprensa local, para além de reproduzirem dezenas de entrevistas às pessoas que ainda conservavam na memória “a tradição suficientemente sólida” que ligava a confeção do pastel à sua origem conventual.
“Foram estas entrevistas que nos forneceram a linha que nos permitiu cozer os pequenos retalhos de informação documental desta investigação que está apenas no começo”, sublinhou Daniel Melo. Quando ao segredo do pastel de Vouzela, “uma tradição oral passada de geração em geração”, esse “continua bem guardado e permanece nas mãos de quem o confecciona”, ressalva Maria Celeste Carvalho.
Apresentado no âmbito do IX Festival de Doçaria «Doce Vouzela», o lançamento do livro contou com a presença de Miguel Poiares Maduro, ex-ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, de António Leitão Amaro, ex-secretário de Estado da Administração Local e de Nuno Martinho, secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.
Satisfeito com a edição, Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, considera valioso o trabalho desenvolvido. “É uma publicação que dignifica e valoriza a nossa doçaria e em especial o Pastel de Vouzela, dando-lhe visibilidade e colocando-o no patamar que merece”.
Para o autarca, “mais importante do que falarmos da sua história é enaltecer o trabalho de quem produz o pastel de Vouzela”, destacando, a propósito, os produtores Vítor Correia, Joaquim Rodrigues e Patrício Sequeira (em representação de Fernando Cardoso), presentes na sessão de lançamento de «O Pastel de Vouzela em Livro».
Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal, e Maria de Lourdes Modesto, célebre gastrónoma portuguesa e apreciadora dos pasteis de Vouzela, consideraram a iguaria um “diamante” da doçaria nacional.
O livro já está à venda e pode ser adquirido no Posto de Turismo de Vouzela.