Monumento homenageia antigos funcionários do «Vouguinha»

Agosto 1, 2017 | Sociedade

O Município de Vouzela, em parceria com o Museu Nacional Ferroviário (MNF) e a União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas, vai inaugurar no próximo dia 30 de julho, em Real das Donas, o monumento ao ferroviário. Constituído por locomotiva, respetivos carris e painel informativo, o monumento pretende homenagear todos os ferroviários e, em especial, a memória coletiva das comunidades do concelho com forte ligação ao caminho-de-ferro, memória que perdurou no tempo até aos dias hoje, 27 anos após a desativação deste troço da linha do Vale do Vouga.

Construída na Alemanha, a locomotiva que ficará exposta foi adquirida em 1907 pelos Caminhos de Ferro de Guimarães. Após 1947, com a integração das Companhias de via estreita na CP, prestaria serviço em vários pontos da rede, contando-se entre estes a linha do Vale do Vouga, percurso que incluía o concelho de Vouzela no troço entre Viseu e Sernada do Vouga.

O desafio, lançado pelo Município de Vouzela e prontamente abraçado pelo MNF, vem de encontro à missão do museu de promoção do estudo, conservação e valorização do património histórico, cultural e tecnológico ferroviário nacional, através do apoio ao desenvolvimento de iniciativas que visem a sua dinamização, criando condições para o acesso do público à coleção e conferindo-lhe assim a notoriedade e visibilidade que esta merece.

A Locomotiva E103, foi cedida ao abrigo de um protocolo firmado entre a Fundação Museu Nacional Ferroviário e o Município de Vouzela. A cerimónia de inauguração terá início pelas 11h, no lugar de Real das Donas.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.