O projecto «Farmit», de Pedro Gonçalves e Carolina Alves, que consiste no fornecimento de soluções tecnológicas para o mundo rural, foi o grande vencedor da segunda edição do Concurso de Ideias de Negócio «Wanted Business Ideas», promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões. De âmbito nacional, candidataram-se ao Wanted Business Ideas um total de 79 projectos. Os 12 finalistas apresentaram no Hotel Montebelo, perante uma assistência de cerca de 100 pessoas, projectos em áreas tão diversas como a agroalimentar, novas tecnologias, produtos turísticos, design e energias renováveis.
«Farmit», a ideia de negócio vencedora, aposta na defesa e valorização do mundo rural. Numa primeira fase, a estratégia passa pela criação de um sistema de controlo postural e de localização de pequenos ruminantes para que sejam utilizados na limpeza dos espaços agrícolas e florestais, promovendo práticas de limpeza mais económicas, naturais e mais sustentáveis, utilizando bens autóctones. Inclui uma solução de pastoreio automático de ovinos, concebida para a limpeza da vinha e pomares, baseada no uso de um colar.
Segundo os mentores do projecto, o sistema “garante a segurança de culturas e animais, liberta o pastor para outras actividades, evita o custo da monda e do desladroamento, e poupa os consumidores aos resíduos de herbicidas presentes nos produtos”. A segunda vertente do «Farmit», ainda em desenvolvimento e vocacionada para a floresta, consiste na adaptação da mesma tecnologia para caprinos.
Este projeto irá receber um prémio no valor de 10 mil euros, incubação gratuita durante 24 meses numa das incubadoras da Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões, beneficiando dos serviços disponibilizados pela mesma.
A ideia “Sistema híbrido de climatização”, classificada em segundo lugar, pretende promover o aproveitamento eficaz e eficiente das energias renováveis (solar, eólica e aerotérmica/ geotérmica) possibilitando um controle inteligente da temperatura de conforto. Os promotores irão usufruir, gratuitamente, do serviço de incubação durante 18 meses, numa incubadora da Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões.
Em terceiro lugar ficou a ideia «Turn Berry». Consiste no desenvolvimento de uma solução para um problema com a qual a região se irá deparar nos próximos anos: a produção excedentária de frutos vermelhos. Preconiza, por isso, a produção de uma bebida gaseificada de bagas vermelhas, e o aproveitamento das massas do processamento para a criação de produtos destinados à indústria alimentar. O projecto vai beneficiar também de incubação na Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões, durante 12 meses.
As três ideias mais bem classificadas terão ainda acesso a serviços de design, desenvolvimento web e audiovisual, composto pela criação de logótipo e economato (Pack Brand Light), Website Start e ainda um spot TV MotionGraphics.
Para além das 12 ideias finalistas, e apesar de terem ficado pelo caminho, há algumas que irão ser também acompanhadas pela CIM Viseu Dão Lafões. São os casos do projectos «Poliglota» de Micael Batista, que projecta produzir bebidas gaseificadas a partir de produtos da região, e «Comunication Clever In», de Tiago Rebelo e Roberto Rocha, na área da comunicação.
A final da segunda edição do Wanted Business Ideas culminou um trabalho de cerca de três meses, tempo em que os participantes tiveram oportunidade, em diversas fases, de amadurecer as suas ideias de negócio.
Promovido e organizado pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e pela Rede Regional de Empreendedorismo Viseu Dão Lafões, sob a coordenação da CIM Viseu Dão Lafões, o Concurso contou com a colaboração da Associação Empresarial da Região de Viseu, do Instituto Politécnico de Viseu, e com o apoio institucional da Federação Nacional de Associações de Business Angels, do Clube Business Angels Viseu Dão Lafões e do Crédito Agrícola.