Do já baptizado “Monte Viseu”, o miradouro construído num ponto estratégico do Parque Urbano da Radial de Santiago, os visitantes já podem desfrutar de uma paisagem singular da cidade de Viriato. O mirante é uma das novidades do projecto de requalificação concluído pela autarquia, num investimento de quase meio milhão de euros, que transformou aquela área num novo “pulmão verde” da cidade.
O espaço está apto a receber viseenses, visitantes e famílias, assumindo em pleno a sua vocação como parque ambiental e de lazer para todos, renascendo como um dos pulmões verdes da cidade”, reconhece Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu.
O Parque Urbano de Santiago foi criado há uma dezena de anos pela Sociedade Viseu Polis. Objectivo: acolher o tradicional mercado das terças-feiras ou Feira Semanal como é mais conhecido. O projecto não vingou.
Atenta a “excelente” localização do Parque da Radial de Santiago, com dezenas de lugares de estacionamento em toda a envolvente, a Câmara de Viseu decidiu investir na requalificação do espaço, com o objectivo de ali construir “uma grande zona de lazer familiar”. O que foi feito.
O investimento incluiu trabalhos de requalificação e de alargamento. Neste último caso, foi construída uma ponte pedonal a unir as duas frentes ribeirinhas do Pavia. O parque, que se desenvolvia apenas na margem direita, passa assim a ocupar também a margem esquerda. “Com esta reapropriação, reforçamos a ligação da cidade ao nosso histórico rio Pavia”, sublinha o autarca Almeida Henriques.
A par do alargamento da área, todo o miolo foi alvo de melhoramentos: arborização com galerias ripícolas, pomares e bosque, dando lugar a bonitos jardins e sombras aprazíveis. Novas infraestruturas de apoio à actividade desportiva foram introduzidos, nomeadamente um parque de slide, um labirinto, campos de basquetebol e zona de fitness.
Um relógio de sol em homenagem ao herói Viriato, um painel gigante sobre os direitos das crianças e iluminação profusa. A iluminação deu conforto e segurança ao espaço. Em nome da segurança que deseja para este local, que admite venha a ser muito concorrido, a Câmara de Viseu não exclui a hipótese de, a qualquer momento, avançar para a instalação de um sistema de vídeovigilância.