Município de Viseu atribui subvenção de 100 mil euros a 63 promotores

Junho 6, 2017 | Sociedade

O Município de Viseu celebrou, na última terça-feira, na Associação Cultural, Recreativa e Social de Pascoal, os protocolos de colaboração com os parceiros e promotores locais da 11ª edição da Atividade Sénior. Em 2017, o programa conta com o envolvimento de 63 promotores locais, mais 19 face a 2014. O valor alocado nesta edição é de aproximadamente 100 mil euros e visa as despesas relativas à gestão das aulas e atividades, asseguradas pelas instituições.

A 11ª edição da Atividade Sénior de Viseu é já a mais participada de sempre, com 2315 seniores inscritos e organizados em 109 grupos, distribuídos por todas as 25 freguesias do concelho. Regista-se ainda um acréscimo significativo de seniores a frequentar as 3 aulas semanais, atualmente 669, mais 240 face a 2016.

Globalmente, colaboram com o Município 97 instituições. Integram esta rede de parceiros os promotores locais, as juntas de freguesia, os estabelecimentos de ensino superior (IPV, Universidade Católica e Instituto Piaget), a Beira Amiga, a UGT Viseu e a ACES Dão Lafões.

Na cerimónia de assinatura dos protocolos, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, classificou o «Viseu Sénior» como um “autêntico programa de saúde pública”. E acrescentou que se trata mesmo do “mais sofisticado e mais completo do país”, com várias autarquias a pretenderem replicar o modelo de Viseu.

Para além da actividade física, o programa disponibiliza ainda actividades de integração social e de convívio. “Se há concelhos onde os cidadãos não são sedentários, Viseu é certamente um deles”, conclui Almeida Henriques, que anunciou, nesta cerimónia, a recuperação dos bailes populares no antigo Orfeão de Viseu, na Rua Direita, logo que a reabilitação do edifício esteja concluída.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.