A Escola Superior Agrária (ESAV) do Instituto Politécnico de Viseu, em colaboração com o Município de Viseu e a APPACDM, realizou a plantação de três clones de cardo de um genótipo selecionado no âmbito do projeto CARDOP, na rotunda da estrada de Nelas, que se encontra na entrada do estabelecimento de ensino.
Na plantação intervieram alunos da Escola Agrária e da Universidade Sénior, formandos da APPACDM e técnicos do Município de Viseu. Neste trecho da estrada de Nelas ficam a partir de agora representados três dos recursos genéticos agrícolas estratégicos da região – a vinha, o olival e o cardo, cuja flor é de utilização obrigatória para a coagulação do Queijo Serra da Estrela DOP.
Esta ação vem no seguimento do plano de divulgação do projeto CARDOP, que desde 2010 tem vindo a promover o cardo como cultura multifuncional para a região, através do estabelecimento de parcerias com instituições de diversa índole, científica, cultural e social, para estudar e conhecer melhor a flor de cardo como ingrediente obrigatório do Queijo Serra da Estrela. Este percurso tem permitido termos hoje um conhecimento mais abalizado sobre esta espécie e produzir flor de cardo com uma qualidade irrepreensível para fornecer a algumas das queijarias de referência da região.
QCLASSE VALORIZA QUEIJO DA SERRA
A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu (ESAV), viu recentemente aprovado o projeto QCLASSE, no âmbito do concurso 02/SAICT/2016 (Sistema de Apoio à Investigação Científica e Tecnológica) “Caracterização e Valorização da Autenticidade QSE DOP e sua vocação para a Promoção da Saúde”.
O projeto QCLASSE está associado à caracterização e valorização da autenticidade e tipicidade do Queijo Serra da Estrela DOP, através de um conhecimento pormenorizado do padrão de qualidade dos seus ingredientes, o leite de ovelha das raças autóctones, o cardo e o sal.