Tomaram posse os novos membros internos do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu. Dezasseis professores e 5 alunos, num total de 21 elementos eleitos no dia 7 de março, passam assim a integrar o órgão máximo da instituição.
A cerimónia, que teve lugar na Sala do Conselho Geral do IPV, foi conduzida pelo ainda presidente do órgão, Dr. João Cotta. Na altura, aquele responsável felicitou os membros eleitos que agora tomaram posse, a comissão eleitoral, bem como o próprio Politécnico de Viseu “pela maturidade e envolvimento democrático nas eleições, provando dessa forma a importância estratégica do IPV para a região”.
Entretanto, ficou marcada para o próximo dia 27 de março uma reunião que terá como objetivo maior completar a constituição do Conselho Geral do IPV com a indicação dos novos membros cooptados. Posteriormente, com a sua composição totalmente definida, num total de 30 elementos, haverá lugar à indigitação do presidente deste órgão. Para mais tarde, previsivelmente no próximo mês de junho, deverá ocorrer a eleição do novo Presidente do IPV.
Relembre-se que o Conselho Geral é o órgão máximo do Instituto Politécnico de Viseu e tem um mandato de 4 anos, 2 no caso dos estudantes. É composto por 16 representantes dos professores e 5 dos estudantes e 9 personalidades externas de reconhecido mérito na qualidade de representantes da comunidade.
Nas eleições realizadas a 7 de Março, a lista A, liderada pelo professor José Costa, foi a mais votada, obtendo 92 votos e elegendo 7 membros. A Lista B, encabeçada pelo professor Pedro Rodrigues, registou 64 votos, correspondendo a 5 elementos eleitos. A Lista C, conduzida pelo professor João Monney Paiva, viu serem eleitos 4 professores, em virtude dos 52 votos alcançados.
Entre os estudantes, a lista B, encabeçada por Ricardo Santos, foi a mais votada, registando um total de 683 votos e a eleição de 3 elementos. A lista C, dirigida por Tiago Santos, obteve 445 votos e viu serem eleitos 2 representantes para o Conselho Geral. A lista A, liderada por Mauro Pinto, alcançou 144 votos, não tendo no entanto conseguido eleger qualquer elemento.
O novo Conselho Geral passa a ter assim a seguinte composição:
Representantes dos professores eleitos: José dos Santos Costa. Pedro Rodrigues, João Monney Paiva, Joaquim Antunes, Fernando Sebastião, Maria Paula Carvalho, José Bastos, Helena Vala, Francisco Mendes, José Paulo Lousado, Jorge Fraga, Manuela Ferreira, Cristina Azevedo Gomes, Cristina Barroco, Dulcineia Wessel e Álvaro Bonito.
Representantes dos estudantes eleitos: Ricardo Santos, Tiago Santos, Luís Leal, Vítor Lobão e Ana Pinto