No âmbito de um projeto de geminação entre Mangualde e Lempdes (França), esteve em Mangualde uma delegação francesa composta por seis pessoas. A ideia de uma geminação entre estas duas cidades surgiu de uma iniciativa dos Clubes de 2CV das duas cidades: o “Club des Amis de La 2CV” de Lempdes e o “Club 2CV de Mangualde”. Ambos se dirigiram às suas autarquias para proporem esta ideia que foi desde logo aceite.
Durante a estadia da delegação francesa estabeleceram-se as bases da futura geminação e o agendamento de uma visita dos representantes de Mangualde a Lempdes, ainda no decorrer deste ano, e das cerimónias de geminação que irão decorrer nas duas cidades em 2018.
Lempdes é considerada a “cidade berço” do 2CV, tendo em conta que o criador, do carro, Pierre Boulanger, residia naquela cidade, sendo que a sua casa abriga agora os Paços do Concelho.
Mangualde ficou associada à Citroën e ao 2CV em particular pelo facto de ter sido produzido o último exemplar desse modelo na Citroën Lusitânia em 27 de julho de 1990. A realização da Rotunda 2CV à entrada de Mangualde e a colocação de um pequeno monumento junto da fábrica lembrando este facto, fez com que inúmeros bicavalistas passem em Mangualde para recordar este facto.