Cheques do «Viseu Habita» no sapatinho de 86 famílias

Dezembro 29, 2016 | Sociedade

Em cerimónia realizada no auditório Mirita Casimiro, e em plena época natalícia, a Câmara Municipal de Viseu entregou a 86 agregados familiares, de 21 freguesias do concelho, as primeiras comparticipações financeiras de um montante global de 554 mil euros (55% do investimento), relativas aos contratos para reabilitação de habitações. Ao todo, são beneficiadas 180 pessoas, entre as quais 70 idosas e 22 crianças.

Em 2016, a Câmara Municipal de Viseu aprovou, no âmbito dos programas municipais “VISEU HABITA”  e “VISEU SOLIDÁRIO”, um número recorde de apoio a famílias carenciadas na reabilitação das suas casas, aumentando a comparticipação em 20% face a 2015. Desde 2014, o Município já apoiou 223 famílias carenciadas na requalificação de habitações precárias, num financiamento autárquico de 1,4 milhões de euros.

Almeida Henriques homenageou e destacou, naquela cerimónia, o “papel e o contributo solidário” a estes programas prestado, de forma gratuita ou a preços simbólicos, por vários Gabinetes de Arquitectura e de Engenharia sediados no concelho.

“A solidariedade é a palavra de ordem destes programas, desenvolvidos em rede, como uma lógica muito social e de proximidade”, sublinhou o autarca, para quem o Município de Viseu “será dos poucos, a nível nacional, a disponibilizar um programa deste género às famílias carenciadas. “Temos sido contactados por várias câmaras que pretendem replicá-lo também nos respectivos concelhos”, revelou.

Para o presidente da Câmara Municipal de Viseu, o investimento aprovado em 2016 representa, a par do investimento privado, um montante global de mais de um milhão de euros, “gerando por isso mais riqueza no concelho, nomeadamente através do envolvimento de empresas locais na contratação de mão-de-obra”.

A Câmara Municipal de Viseu aprovou também recentemente uma nova linha de financiamento com vista a apoiar as famílias numerosas, aumentando o limite máximo de financiamento e a possibilidade de reabilitar casas com construídas depois de 1970.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.