«Viseu Rural 2.0: Explorações Sonoras de um Arquivo Rural» é a nova exposição temporária patente na Casa da Ribeira até 30 de março de 2017. A mostra exibe uma compilação de registos sonoros das freguesias do concelho de Viseu, resultante de um projeto de criação artística, sonora e de media, desenvolvido durante o ano de 2016.
Coorganizada pela Binaural/Nodar e pelo Município de Viseu, no âmbito do concurso de apoio à cultura Viseu Terceiro, a exposição retrata sons e imagens de aldeias rurais à volta de Viseu, como Ribafeita, Bodiosa, Calde e S. João de Lourosa que preservam de “uma forma abrangente”, segundo a vereadora Odete Paiva, “um património autêntico que corre o risco de se perder”.
Depois de uma primeira versão do projeto «Viseu Rural 2.0» em 2015, que esteve em exposição na Casa das Memórias, onde foram produzidos diversos documentos audiovisuais, etnográficos e paisagísticos, criadas diversas obras artísticas e realizados cinco documentários radiofónicos, o projeto regressa este ano para uma segunda edição.
O projeto desenvolveu em 2016 um extenso corpo de trabalho de documentação patrimonial, criação sonora e musical e educação cultural no arco rural do Município de Viseu, do qual se destacou o Concurso Internacional de Música Eletroacústica e Arte Sonora: «Explorações sonoras de um arquivo rural».
“É uma marca do tempo, neste caso a utilizar meios tecnológicos, para divulgar estas recolhas ao mundo. Uma forma de ligar este território ao mundo, através daquilo que tem de mais autêntico”, explica Luís Costa, presidente da direção da Binaural/Nodar.
Do concurso, foram recebidas mais de uma centena de obras, oriundas de 23 países, o que ultrapassou em muito as melhores expectativas da organização. Fizeram parte da selecção oficial 38 obras, aquelas que cumpriram na íntegra os critérios de seleção e cuja qualidade artística foi julgada de nível elevado pelo júri. Os prémios financeiros atribuídos totalizam 4.400 Euros, montante que deriva directamente do orçamento do projeto Viseu Rural 2.0, cofinanciado pelo Município de Viseu e pelo Programa Europa Criativa – Rede Europeia de Arte Sonora #SOCCOS (http://www.soccos.eu), da qual a Binaural/Nodar é membro ativo. São estas 20 obras premiadas que estão patentes na exposição «Viseu Rural 2.0: Explorações sonoras de um arquivo rural».
A exposição pode ser visitada à terça-feira, entre as 14 e as 18 horas, e de quarta-feira a domingo, entre as 10 e as 13 horas e as 14 e as 18 horas, na Casa da Ribeira, até dia 30 de março de 2017.