38 por cento das crianças da região de Viseu têm excesso de peso

Outubro 21, 2016 | Sociedade

A Escola Básica de São Salvador, em Viseu, acolheu a apresentação simbólica de um projeto nacional de educação e entretenimento para a alimentação saudável e de prevenção contra a obesidade infantil. Abrange, neste concelho, 225 professores, 124 turmas dos cinco agrupamentos de escolas. É dirigido a 3405 crianças do ensino básico, e tem como objectivo a promoção de hábitos de uma alimentação saudável junto da comunidade escolar.

O projeto, designado de «Minuto Azul – Healthy Food on The Radio», é promovido pelo Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em parceria com o Município de Viseu, e conta com o apoio institucional dos Ministérios da Saúde e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural e da Organização Mundial de Saúde.

Participaram na apresentação pública o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, a coordenadora do projeto, Isabel de Santiago, o Diretor Geral de Saúde, Francisco George, e o Administrador da TSF, Vítor Ribeiro.

A obesidade infantil é um dos mais sérios desafios de saúde pública do século XXI, tendo atingindo atualmente proporções epidémicas. Presentemente, constitui a doença pediátrica com maior prevalência a nível mundial e apresenta indicadores preocupantes em Portugal. Viseu é a região que apresenta os maiores índices no país em relação à média nacional, com 20,2% de crianças em situação de pré-obesidade e 17,8% de obesidade. Ou seja, 38% têm excesso de peso.

A partir de Viseu, o projecto vai alargar-se aos concelhos vizinhos e a todo o país. Conta com o apoio da TSF que, a partir de 17 de Novembro e ao longo de três meses, vai reproduzir 65 mensagens-chave das crianças envolvidas no projecto, às 7,55 e 16,55 horas.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.