Câmara de Lamego investe 11 milhões em plano estratégico de desenvolvimento

Junho 20, 2016 | Região

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Lamego, vai garantir o cofinanciamento comunitário, em 85 por cento, a aplicar na concretização de investimentos que vão ascender a 11 milhões de euros e que abrangem três eixos prioritários: regeneração urbana, mobilidade, e apoio a comunidades desfavorecidas.

Na área da inclusão social, o PEDU de Lamego vai contemplar intervenções em dois bairros, enquanto que no âmbito da regeneração urbana será requalificado o espaço público e algum edificado municipal. No eixo da mobilidade está prevista a criação de dois novos “interfaces” na cidade de Lamego para impulsionar a mobilidade suave e os transportes públicos.

O PEDU de Lamego assenta o seu programa num conjunto de projetos de iniciativa eminentemente pública, de iniciativa municipal, que se pretende que alavanquem o investimento privado. Apesar de ser de iniciativa da Câmara Municipal, o êxito do PEDU implicará uma forte articulação e coresponsabilização com proprietários, demais titulares de direitos sobre edifícios e atores relevantes da área de intervenção.

A autarquia de Lamego já está a preparar a carteira de projetos para que em breve seja possível avançar com a concretização do Plano.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.