Câmara de Tondela aprovou Conta de Gerência de 2015

Maio 12, 2016 | Região

Em reunião do executivo, a Câmara Municipal de Tondela aprovou, por maioria, a Conta de Gerência relativamente ao ano civil e financeiro de 2015. Os vereadores do Partido Socialista abstiveram-se, reconhecendo, no entanto, o “esforço de rigor e de consolidação financeira que o atual executivo tem demonstrado”.

Na apresentação do documento, o presidente da edilidade, José António Jesus, salientou, em primeira análise, o resultado líquido do exercício de 2.366.333,32 euros, sendo o saldo da conta de gerência de 2.049.869,22 euros, valor representativo da consolidação e sustentabilidade financeira do Município de Tondela.

Num “quadro de rigor, responsabilidade e transparência”, destaca-se o contributo de cerca de um milhão de euros, resultante das amortizações de empréstimos, atenuando o valor do endividamento do Município, num quadro de gestão financeira que visa “reforçar a sustentabilidade, sem, no entanto, comprometer o desenvolvimento e a coesão, promovendo dinâmicas potenciadoras do progresso do território”.

Relativamente à dívida total a terceiros, o Município reduziu em 2.197.284 euros face ao período homólogo de 2014. No final do ano transato, o Município tinha, ainda, uma margem utilizável para dívida total de 3,967 milhões de euros, que tendo presente o montante disponível do período anterior, perfaz um valor de 5.697.553 euros de margem disponível por utilizar.

Neste sentido, ainda merece enfâse o elevado grau de execução orçamental, cerca de 95%, “reflexo de uma visão ajustada e comprometida com o desenvolvimento do concelho”.

“Este documento é mais uma garantia do compromisso assumido por este executivo na defesa de políticas sociais, económicas e financeiras de promoção da solidariedade, justiça e coesão territorial, valores indispensáveis ao desenvolvimento sustentado e orientado para os desafios do futuro”, com conclui José António de Jesus. Recordo ainda que o saldo da conta de gerência se fixou nos 1,9 milhões de euros e que, sinónimo de sustentabilidade, o endividamento do Município baixou em 3,8 milhões de euros.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.