No âmbito do projeto Parlamento dos Jovens, os alunos deputados eleitos na Escola Secundária Viriato participaram nas Sessões Distritais do Parlamento dos Jovens com apuramento para as Sessões Nacionais de cada um dos ciclos de ensino, que decorreram nos dias 2 e 3 de maio para o Ensino Básico e nos dias 23 e 24 de maio para o Ensino Secundário.
A sessão distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico decorreu no dia 14 de março de 2016 no Auditório Municipal de Vila Nova de Paiva, onde três alunos da Escola Secundária Viriato, Gonçalo Palhares (8ºB), João Figueiredo (9ºB) e Guilherme Rolo (8ºB), os primeiros como deputados efetivos e o terceiro como deputado suplente, de entre outros oriundos de vinte e quatro escolas distintas do distrito de Viseu, se encontraram para eleger o Projeto de Recomendação e os deputados que vão representar o distrito de Viseu na Assembleia da República, em Lisboa, na sessão nacional subordinada ao tema: Racismo, preconceito e discriminação.
As escolas que vão representar Viseu a Lisboa são a Escola de São João da Pesqueira, a Escola Secundária Viriato, a Escola de Souselo e a Escola Dr. Azeredo Perdigão, por outro lado, a escola que saiu vencedora no que concerne o projeto-base do círculo de Viseu foi a Escola Básica Grão Vasco.
A Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário realizou-se no dia 15 de março, no Instituto Superior de Tecnologia e Gestão do ISPV de Viseu, subordinada ao tema: Portugal – assimetrias litoral / interior. Que soluções? Os alunos da Viriato Ana Beatriz Batista (12ºA) e Tiago Melo (12ºB), deputados efetivos, Marco Neves (10ºC), deputado suplente, e Bernardo Silva (10ºB), secretário da mesa, foram os representantes da nossa escola nesta fase do projeto em que participaram, no total, vinte e seis escolas. O projeto-base do círculo de Viseu mais votado foi a da Escola Secundária Alves Martins.
Depois de discutidas as medidas do projeto-base, tendo os deputados da Escola Viriato conseguido que uma das medidas propostas pela escola fosse introduzida no Projeto de Recomendação do círculo, as escolas eleitas para representar o distrito são: Escola Secundária Viriato, a Escola Secundária Alves Martins, a Escola Secundária Latino Coelho e a Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira. É importante destacar o brilhante desempenho da deputada da Secundária Viriato, Ana Beatriz Batista, do qual resultou a sua eleição para porta-voz do Círculo de Viseu.