XVIII Jogos de Tondela querem ultrapassar fasquia dos 1.500 participantes

Abril 3, 2016 | Desporto

Santa Ovaia de Cima, em Canas de Senhorim, foi o palco escolhido para a apresentação oficial dos XVIII Jogos Desportivos de Tondela (JDCT), a mais emblemática e abrangente das manifestações desportivas do concelho. “São 18 anos a fomentar, de forma ininterrupta, uma actividade mobilizadora de uma pedagogia educativa, solidária e inclusiva, e motivadora de uma envolvência intergeracional no crescimento e desenvolvimento saudável dos cidadãos”, sublinhou, perante uma plateia que encheu o salão da Associação de Moradores, o dinamizador do Gabinete do Desporto, Carlos Henriques.

Organizados pela Câmara Municipal, com a colaboração e envolvimento das associações de modalidade locais, concelhias e distritais, os Jogos Desportivos do Concelho de Tondela (JDCT), querem ultrapassar este ano a fasquia dos 1.500 participantes nas 21 modalidades em movimento. E, logo a partir dos 6 anos, as opções, competitivas e recreativas para crianças, jovens e adultos, não faltam. Desde o andebol, aquadance, basquetebol 3×3, boccia, btt maratona, btt passeio, cicloturismo, damas, futebol de 7, jogos tradicionais (malha), natação, orientação, orientação btt, pétanca, rugby, ténis, ténis de mesa, tiro ao alvo (carabina), trail running (experimental), até ao xadrez.

As inscrições, que arrancaram na última segunda-feira, prolongam-se até ao dia 15 de Abril e podem ser feitas junto das associações, colectividades, clubes ou instituições do concelho, e também através da plataforma para o efeito disponível no site do Município. A cerimónia oficial de Abertura da XVIII edição dos JDCT está marcada para o dia 8 de Maio, e o encerramento para 10 de Julho no Parque Urbano de Tondela. O fim-de-semana dedicado aos Jogos decorre a 8 e 9 de Julho.

Para o sucesso e longevidade dos Jogos, muito tem contribuído a coesão e dinamismo do movimento associativo do concelho de Tondela. “Poderemos ser reconhecidos por muitos vectores e indicadores de qualidade, seja na capacidade da geração de emprego, riqueza, seja na promoção e qualificação da oferta formativa (e ela está em níveis muito elevados). Mas se não tivéssemos um movimento associativo cultural, social e recreativo com esta pujança e dinamismo, a região e este território não seriam os mesmos”, reconheceu, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Tondela.

Para além do arranque dos Jogos Desportivos, o autarca destacou, na mesma cerimónia, os protocolos assinados no âmbito do programa de combate ao sedentarismo «Saúde em Dia», e Campeonato Fut.5 «Interfreguesias que arranca a 2 de Abril (ver caixa). Isto só é possível, concluiu o José António de Jesus, “graças à capacidade e voluntarismo de todos quantos estão à frente das instituições. Que acreditam que estão ao serviço das comunidades e que, de outra forma, as pessoas não teriam a mesma qualidade de vida”. E é este argumento, concluiu o autarca, “que faz toda a diferença. Nomeadamente em relação aos Jogos, um dos pilares da capacidade e envolvimento das nossas associações”.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.