Inventário e sistema de gestão para o parque arbóreo de Viseu

Abril 3, 2016 | Região

Câmara Municipal, Associação para o Desenvolvimento e Investigação de Viseu (ADIV), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Quercus, assinaram esta semana um acordo de cooperação para a elaboração do primeiro «Inventário do Património Arbóreo e Sistema de Gestão das árvores do Município de Viseu». Um instrumento necessário e adequado às novas políticas ambientais das cidades que, no caso de Viseu, vai manter a marca identitária de «Cidade-Jardim».

A parceria, formalizada no Salão Nobre da Autarquia, vai desenvolver-se até 2017, e será materializada através da inventariação das árvores, avaliação biomecânica e fitossanitária, estudo para o Parque Aquilino Ribeiro e Parque do Fontelo, criação de percursos, elaboração de um Manual de Boas Práticas, e propostas de substituição de árvores. O Município de Viseu investe cerca de 70 mil euros na execução do projecto, através do qual ficará a conhecer as necessidades de manutenção a curto e longo prazo, identificar potenciais locais de plantação, e perceber quais os benefícios das árvores na cidade.

“Este é um dia marcante para o futuro ambiental do concelho. Com esta cooperação entre entidades reconhecidas e com o melhor know-how do país nesta área, vai ser possível, pela primeira vez, mapear a cidade e, com isso, introduzir uma melhor gestão no parque arbóreo da cidade. E, ao mesmo tempo, honrar a tradição de Viseu como «cidade-jardim da Beira»”, reconheceu, na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.