Câmara de Viseu investe um milhão na actividade desportiva

Dezembro 3, 2015 | Desporto

A Câmara Municipal de Viseu disponibiliza, para o ano de 2016, um apoio global de um milhão de euros a associações e clubes desportivos. A apresentação das candidaturas decorre até ao próximo dia 11 de dezembro. 700 mil euros desse apoio deverão ser concedidos a título de incentivo financeiro, em particular para a formação de crianças e jovens, para a capacitação técnica dos clubes e para o fomento de atletas de alto rendimento. A restante fatia será concedida através de apoios não financeiros em equipamentos, logística e serviços.

“O Município reconhece a importância vital do desporto para a qualidade de vida no concelho e na formação dos jovens. Por isso manterá este investimento em 2016, mesmo num cenário em que o orçamento municipal quebra 3 milhões de euros”, garante o presidente da Autarquia.

Em dois anos, explica Almeida Henriques, aumentámos os apoios diretos em mais de 40%, diversificando modalidades, abrangendo mais instituições e clubes, e incrementando em 35% o número de atletas apoiados, nomeadamente mulheres”.

O aumento do apoio a atletas federados e a mulheres atletas foram dos aspetos mais destacados pelo presidente da Câmara Municipal de Viseu, num encontro que promoveu com os dirigentes de associações e clubes desportivos. “Em 2013 apoiávamos 2644 atletas federados. Em 2015 apoiamos quase mais mil atletas: 3569”, referiu. No que respeita ao desporto no feminino, em 2013 o Município apoiou 419 mulheres atletas. Em 2015, foram mais 353, ou seja, 772. “Quase o dobro”, sublinha o autarca. “Este crescimento e esta força não são acidentais. Não são fruto do acaso”, conclui.

A realização de contratos-programa desportivos será o resultado deste convite às instituições do setor. Estes contratos são para o Município de Viseu um instrumento que privilegia a estabilidade, o planeamento estratégico e a transparência.

“Desejamos que o funcionamento das instituições e dos projetos desportivos decorra sem sobressaltos e desejamos que esta relação de cooperação seja transparente, que cada um saiba com o que conta”, defendeu o presidente da Câmara no encontro com os dirigentes desportivos.

No seu programa de apoio para 2016, o Município prevê ainda o financiamento da prática e da formação desportivas de atletas com necessidades especiais, assim como de jovens de famílias em situação de insuficiência económica. “Queremos tornar esta política cada vez mais inclusiva. O acesso ao desporto e ao bem-estar tem de ser para todos”, considera o autarca.

O programa municipal de apoio ao movimento associativo desportivo visa a atribuição de apoios financeiros, materiais e logísticos aos clubes e associações que promovem a atividade desportiva em diversas modalidades, promovendo a formação, a acessibilidade, o rendimento e a participação da comunidade.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.