A CVRD – Comissão Vitivinícola Regional do Dão entregou durante a gala anual de entrega de prémios este ano realizada na Pousada de Viseu, os prémios relativos aos concursos «Os Melhores Vinhos do Dão Engarrafados» e «As Melhores Vinhas do Dão» 2015. No primeiro, os prémios foram arrecadados pelo branco «Condessa de Santar» 2012, e pelos tintos «Paço dos Cunhas de Santar Vinha do Contador 2009» e «Villa Oliveira 2010», que obtiveram do júri o «Prémio Prestígio», o mais alto galardão do concurso, que registou a entrada de 107 vinhos de 35 produtores.
O prémio a «Melhor Vinha do Dão», foi para a parcela Quinta da Regada, pertencente à Madre D’Água, em Gouveia, que recebeu, mais uma vez, a Medalha de Ouro. Com as Medalhas de Prata e Bronze, foram distinguidas, respectivamente, as parcelas «Vale do Prédio» (Empreendimentos Turísticos Montebelo, Ínsua), e «Anta III» – Sogrape Vinhos, de Mangualde.
No total, os vinhos tintos arrecadaram 13 medalhas de ouro e seis de prata, enquanto os brancos obtiveram quatro medalhas de ouro e quatro de prata. Só um espumante em prova conseguiu a medalha de Prata, distinção atribuída ainda a dois vinhos rosé.
Entre os diversos convidados da gala esteve presente o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Santiago Albuquerque, que se mostrou entusiasmado com a evolução que o Dão tem vindo a ter nos últimos anos: “O Dão tem um grande potencial de crescimento e isso verifica-se pelo aumento das exportações, nomeadamente na Europa. O modelo para o sucesso do vinho desta região está traçado e para isso muito tem contribuído o empenho dos produtores e o acompanhamento da CVR”, sublinhou o governante.
“Finalmente o Dão tem o reconhecimento que merece”, concluiu o presidente da CVRD, Arlindo Cunha, que relevou o facto da taxa de certificação ter crescido nos últimos anos, “atingindo neste momento os 60% da produção da região”.