O Instituto Politécnico de Viseu assumiu a coordenação do maior consórcio português no âmbito do programa Erasmus+. Constituído pelos oito institutos politécnicos da região centro (Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Tomar e Viseu), o “Erasmuscentro” é o maior consórcio português no âmbito do Programa Erasmus+.
Para além dos institutos, que representam 46.000 alunos do ensino superior, o «Erasmuscentro» associa o Conselho Empresarial do Centro (CEC/CCIC), que integra 41 estruturas associativas empresariais (representando cerca de 40.000 empresas), as principais câmaras municipais da região, associações empresariais, empresas e entidades relevantes da zona de influência do Consórcio.
A passagem de testemunho teve lugar nos Serviços Centrais do IPV, seguindo-se a reunião de trabalho da rede parceira com a presença dos responsáveis pelo projeto.
Enquanto instituição coordenadora para 2015/2016, o IPV foi responsável pela apresentação de duas candidaturas no âmbito do consórcio. Uma para a mobilidade de estudantes, docentes e não docentes dentro do espaço europeu, outra para a mobilidade fora da Europa. Pela primeira vez desde a sua existência, o Erasmuscentro inclui todas as atividades de mobilidade internacional ao abrigo do Programa Erasmus+, com a exceção da mobilidade de estudantes para períodos de estudo que se mantem sob a responsabilidade de cada um dos institutos politécnicos da rede.
No que concerne à mobilidade dentro do espaço europeu, foram atribuídas um total de 290 bolsas para os estudantes realizarem um estágio, 146 bolsas para os docentes executarem uma missão de ensino numa instituição congénere e 56 bolsas destinadas a ações de formação para docentes e não-docentes em empresas e/ou instituições de ensino superior europeias. O orçamento aprovado para a implementação destas atividades foi de 784.520 euros, cuja responsabilidade de gestão é do IPV.
De salientar a aprovação da candidatura à medida do programa Erasmus+ International Credit Mobility, que se destina à mobilidade de pessoal docente e acolhimento de estudantes fora do espaço europeu. O Consórcio Erasmuscentro foi o único consórcio português que teve a sua candidatura a esta medida aprovada. Este facto assume maior importância no sentido em que foram apresentadas em Portugal um total de 27 candidaturas e aprovadas 10.
Com uma dotação orçamental de 56.460 euros, o Consórcio Erasmuscentro reforça assim a sua amplitude geográfica. Serão organizadas atividades de mobilidade com Macau, Palestina e Paraguai, que foram os países aprovados para o efeito.