Um memorando de entendimento celebrado entre a Câmara Municipal de Mangualde e a IP – Infraestruturas de Portugal, estabeleceu a realização de um conjunto de melhorias na rede viária do concelho a concretizar até ao ano de 2017. A cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, da Administração da IP, António Ramalho, e do secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro.
“Pela sua importância determinante e posição geoestratégica, Mangualde assumirá a responsabilidade de ser uma referência na estratégia da mobilidade regional e nacional”, garantiu João Azevedo. Para o autarca, o investimento futuro que se criará nesta região, neste caso em relação à Linha da Beira Alta, passará “obrigatoriamente” pela criação de interfaces entre o terminal ferroviário internacional de mercadorias e passageiros com a rede viária e o tecido económico da região e da zona centro. “É um desígnio de Mangualde e dos mangualdenses, e deve este ser também um desígnio da região”, sublinhou.
O terminal ferroviário internacional de Mangualde serve algumas das maiores empresas da região, e tem centralidade e proximidade para o desenvolvimento económico regional, “factores fundamentais para que se invista neste concelho” reforçou o presidente da Autarquia.