As Urgências do Hospital de Viseu passaram a dispôr de um novo acesso directo às Urgências. Integralmente financiada pela Câmara Municipal, a obra representa um investimento que ascendeu a 50 mil euros, através de uma cooperação com o Centro Hospitalar Tondela-Viseu.
O novo acesso liga directamente a Rua D. João Crisóstomo de Almeida às Urgências, aproveitando a proximidade da circunvalação e da circular norte. Uma alternativa que acaba com a passagem pelo centro da cidade e estradas interiores do complexo hospitalar de ambulâncias e veículos prioritários. Até há poucos dias acediam a este serviço pelo único acesso localizado junto à estrada de Ranhados, que fica agora apenas reservado a visitantes e utentes, e aos cerca de 2.200 funcionários. E só poderá continuar a ser utilizado pelos veículos prioritários até 21 de Setembro.
“Resolvemos um bloqueio. Esta era uma infraestrutura prioritária para tornar rápida, segura e eficiente o acesso ao serviço de Urgências. Desencravámos essa ligação. Põe-se fim ao serpentear que era chegar às Urgências já dentro do Hospital”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Viseu na sessão de inauguração do novo acesso.
Apesar de ter assumido a responsabilidade da obra, “o município de Viseu não desresponsabiliza a Administração Central das suas obrigações, mas não olhou neste caso a quem a devia pagar”, sublinhou Almeida Henriques, para quem “esta infraestrutura aumenta a acessibilidade em situações de emergência médica, a pensar no interesse da comunidade de Viseu e do distrito. As pessoas têm de estar em primeiro lugar”, concluiu.
As Urgências do Hospital de São Teotónio recebem, em média, 465 utentes por dia, num total de 170 mil doentes. “É um dos hospitais com maior pressão de serviço de urgências no país”, referiu o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Carlos Ermida Rebelo,