O 2º Orçamento Participativo de Viseu entrou em votação no primeiro dia de Setembro, com a realização da primeira assembleia de voto presencial no stand da cidade na Feira de S. Mateus, e decorre até 30 de outubro. 155 projetos de 24 freguesias concorrem a um orçamento de 150 mil euros.
O orçamento máximo por projeto é de 30 mil euros e cada freguesia pode arrecadar um ou mais projetos vencedores com esse financiamento máximo. Nesta edição do Orçamento Participativo (OP) são elegíveis projetos de todas as freguesias com exceção da freguesia da cidade.
Por sua vez, cada pessoa pode votar até um máximo de 10 projetos. A votação tem este ano uma novidade: o voto por mensagem SMS, de envio gratuito. O número para o SMS é 4305 e o texto da mensagem “OP (espaço) nº do projeto”. Quem pretenda votar em mais do que um projeto, deverá enviar um SMS autónomo com o respetivo número.
A votação pode também ser efetuada online, com registo na plataforma www.viseuparticipa.pt, bem como presencialmente, nas assembleias de voto que irão percorrer as diferentes freguesias.
Os 155 projetos em votação resultam de 202 propostas apresentadas pelos cidadãos. A análise à elegibilidade das propostas, realizada pela equipa municipal do Orçamento Participativo, foi objeto de uma fase de reclamação, que registou quatro exposições. Uma das propostas inicialmente rejeitada foi reconsiderada e o projeto passou a constar da lista final (o atual n.º 161 – “Requalificação da Rua do Campo da Bola na localidade de Nelas, da União de Freguesias Barreiros e Cepões”).
O número final de 155 projetos é inferior à lista de resultados provisórios (159), uma vez que foram detetados nesta fase projetos que representavam duplicações de outros existentes.