Cuidados continuados reforçam apoio social em Sernancelhe e Vila Nova de Paiva

Agosto 29, 2015 | Região

O Ministro da Saúde, Paulo Macedo, inaugurou as Unidades de Cuidados Continuados de Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, dois equipamentos integrados na Rede Nacional e que, no seu conjunto, dispõem de 50 camas em regime de Longa Duração e Manutenção.

A inauguração da Unidade de Sernancelhe, propriedade da Santa Casa da Misericórdia e com capacidade para 30 camas, representou para o presidente da Autarquia, Carlos Silva Santiago, “um dia histórico para o concelho”. Não só pela importância do equipamento para a qualidade de vida da população local, mas também para toda a região norte.

Na presença do Ministro da Saúde, o autarca sernancelhense lembrou algumas lacunas sentidas em matéria de saúde, nomeadamente a falta de uma equipa médica estável no Centro de Saúde local, a urgência da formalização do encaminhamento dos doentes para o Centro Hospitalar Tondela/Viseu, bem como a vontade do concelho em integrar um projecto piloto de descentralização de competências na área da Saúde.

Em Vila Nova de Paiva, a Unidade de Cuidados Continuados da Associação de Solidariedade Social do Alto Paiva entrou em funcionamento já este ano, com 20 camas, implicando um investimento de um milhão de euros. Também aqui, o presidente desta Associação, Carlos Ferreira, apontou algumas necessidades de uma instituição que presta apoio domiciliário, dispõe de creche, lar e centro de dia, e emprega actualmente 60 pessoas.

Enquanto isso, o presidente da Câmara Municipal, José Morgado, alertou o ministro Paulo Macedo para a necessidade de serem reforçados os cuidados primários no concelho de Vila Nova de Paiva.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.