Campeões suecos no Torneio Internacional de andebol «Cidade de Viseu»

Agosto 18, 2015 | Desporto

É um dos mais emblemáticos eventos desportivos que decorrem no país, com os três grandes – Benfica, Sporting e ABC de Braga – a competirem ao mais alto nível e a testarem as suas capacidades para uma nova época desportiva. Este ano, e com a presença dos campeões e vice-campeões suecos do Alingsas HK, o Torneio Internacional de Andebol «Cidade de Viseu» promete, mais uma vez, atrair à cidade milhares de adeptos e amantes da modalidade, numa prova que já consolidou um lugar de destaque no panorama nacional e internacional.

As quatro equipas vão defrontar-se no Pavilhão «Cidade de Viseu» (antigo pavilhão do Inatel) nos dias 22 e 23 de Agosto, com transmissão directa de dois jogos já assegurada pela Bola TV. O sorteio, realizado na Associação de Andebol de Viseu, ditou um Benfica – Sporting a abrir o Torneio, às 16 horas (Bola TV), seguindo-se, às 18 horas, o jogo entre o ABC de Braga e o conjunto sueco do Alingsas HK. No dia 23, às 15 horas, jogam os 3.º e 4.º classificados, estando a final marcada para as 17 horas (Bola TV).

Numa altura em que o andebol em Viseu “está a registar um ciclo de grande adesão”, o presidente da Câmara Municipal enquadra o apoio a este evento (30 mil euros) na política de dinamização desportiva que o Município tem vindo desenvolver, também ao nível de realizações de dimensão nacional, como são os casos do Campeonato Nacional de Ténis de Mesa, Volta a Portugal, Volta a Portugal em sub-23, e Taça Nacional de Skate. “O objectivo é promover a prática desportiva junto dos mais jovens e fomentar o desporto de alta competição na região”, sublinha Almeida Henriques, que aponta o exemplo da recente subida da equipa feminina do Viseu 2001 à I Divisão Nacional.

“Este (o Torneio Internacional de Andebol «Cidade de Viseu) é um evento de referência nacional e internacional, também ele a culminar um trabalho colectivo que continua a dar frutos, com ganhos para a cidade e região”, acrescentou o autarca, que relevou, neste contexto, o trabalho desenvolvido pela Associação de Andebol e Federação Portuguesa de Andebol. “Ao Município cabe apoiar estes eventos, porque são importantes para promover as modalidades”, conclui Almeida Henriques.

Na apresentação do Torneio, o presidente da Associação de Andebol de Viseu, Joaquim Escada, que falou também em representação da Federação, reafirmou a convicção de que se trata “de um dos melhores a nível nacional e internacional”, sublinhando o apoio da Autarquia aos dois organismos, directamente, e aos clubes indirectamente, como está a acontecer com o processo de revitalização em curso no Académico de Viseu. “Daí a importância que estamos a dar também à formação”, destacou o dirigente, que anunciou a realização, em paralelo com a realização do Torneio, de várias acções de aperfeiçoamento dirigidas a delegados, observadores e árbitros, com a presença em Viseu de conceituadas especialistas da modalidade nacionais e internacionais.

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.