Três centros de emprego e formação acreditados na região centro

Junho 16, 2015 | Economia

Os Centros de Emprego e Formação Profissional de Coimbra, Viseu e Castelo Branco, acabam de ser certificados como ATB (Approved Training Body) na área da Soldadura. Uma certificação que, segundo sublinha a Delegação Regional do Centro do IEFP, representa “uma mais valia” para a melhoria das competências dos recursos humanos na área da metalurgia e metalomecânica, posicionando este serviço ao lado das empresas e potenciando a sua competitividade, “requisito obrigatório para efeitos de candidatura a projetos de obras de construções metalomecânicas nacionais e internacionais”.

O processo de acreditação dos Centros de Emprego e Formação Profissional, como Centros ATB, permite a projeção deste serviço público de emprego e formação nos distritos de Coimbra, Viseu e Castelo Branco, e na Região Centro de modo geral, na missão que assume atualmente na certificação em Soldadura de ativos empregados e desempregados.

A metodologia de formação ajustada às exigências e requisitos do processo de certificação EWF/IIW, extensíveis aos formadores, que, para garantir uma intervenção altamente qualificada, frequentaram cursos de formação ao nível de especialista e passaram por processos de avaliação exigentes.

Todas as alterações contribuíram para o reforço dos conhecimentos e das competências dos diversos intervenientes, com tradução imediata nas melhorias ao nível dos espaços e equipamentos.

A implementação da qualificação internacional de soldadores, através de uma parceria entre o EWF, o ISQ e o IEFP, nos Centros do IEFP, permite, aos seus formandos, o acesso a qualificações harmonizadas a nível europeu e internacional, reconhecidas pela garantia da qualidade técnica que o sistema promove ao nível das competências, o que potencia não só o acesso ao mercado de trabalho nacional e internacional, como sobretudo, uma vantagem competitiva na empregabilidade destes profissionais.

Estes Centros ficam autorizados e integrados numa rede constituída por 48 países membros.

 

© 2020 Jornal Via Rápida Press. Todos os Direitos Reservados.