Sernancelhe organiza, de 26 a 28 de junho, a segunda edição do festival de cultura «SER+CULTURA», evento que acontecerá no Centro Histórico da Vila, e cujo cartaz prima pela oferta diversificada de momentos, que vão de espectáculos de música, teatro, exposições, desporto, literatura, multimédia e tasquinhas. Este ano a organização criou acções que promovem intensa interactividade com o público, como workshops de fotografia, dança, cycling e jumping. Uma caminhada solidária pelo “castanheiro em flor” vai acontecer no dia 28, com as receitas a reverterem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Durante três dias, subirão aos diferentes palcos do Centro Histórico da Vila de Sernancelhe 250 artistas, de diferentes estilos musicais, escritores e artistas de rua, com exposições de pintura, fotografia e escultura. Diversificar a oferta cultural, divulgar e promover o património concelhio, no caso os monumentos do Centro Histórico, como a Igreja Românica, o Pelourinho, o Solar dos Carvalhos e o Solar dos Condes da Lapa, bem como os equipamentos Auditório Municipal, Biblioteca e Museu Padre Cândido, são os objetivos da iniciativa.
Sete palcos receberão espectáculos ao longo dos três dias, sempre sem parar, com mais de 36 horas de cultura ao gosto de cada um. O Auditório Municipal receberá espectáculos de cariz mais erudito, como concertos de piano e guitarra clássica. No Largo do Município será instalado um palco ao ar livre que contemplará concertos de cariz popular como concertinas, fados e bandas filarmónicas. A Praça da República, com um enquadramento privilegiado proporcionado pelo coreto, igreja, pelourinho e fonte luminosa é o espaço ideal para acolher concertos musicais e espetáculos multimédia com jogos de luzes e imagens. A Igreja Matriz, com a história que a caracteriza, será palco para concertos de guitarra e de grupos corais.
Os espectáculos, todos gratuitos, terão um carácter rotativo entre os diversos palcos.
No antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sernancelhe, Museu Paroquial Padre Cândido e no Jardim da Casa dos Condes da Lapa estarão patentes ao público exposições de pintura, fotografia e escultura. A Biblioteca Municipal acolherá a componente mais literária, lançamento de livros, ateliês para crianças e iniciativas de incentivo à leitura. Os espectáculos, todos gratuitos, terão um carácter rotativo entre os diversos palcos.
O artesanato e a gastronomia estarão igualmente em destaque com barraquinhas estrategicamente colocadas junto aos palcos. Mais de uma dezena de espaços representarão as artes e os ofícios do concelho e nas tasquinhas poderá ser degustada a nossa gastronomia, com os sabores mais autênticos da Terra da Castanha.